As ações de planejamento para o setor de transportes desenvolvidas pelo Brasil e por Angola foram tema do 1º workshop realizado entre representantes da Infra S.A. e da Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística do país africano (ARCCLA). Realizado de forma virtual nos dias 24 e 25 de julho, o evento faz parte das ações previstas no acordo assinado entre as duas instituições em outubro do ano passado e que prevê a troca de experiência sobre conhecimentos e metodologias desenvolvidas para o avanço da infraestrutura.
No primeiro dia do workshop, os participantes acompanharam a palestra do diretor de Estratégia, Inovação e Planejamento da ARCCLA, Avelino Chimbulo. O diretor contextualizou as ações da agência e abordou as estratégias de planejamento do setor de transportes em Angola e o modelo de concessões para as infraestruturas de logística do país.
Já na quinta-feira, a Infra S.A. apresentou os detalhes do processo de planejamento de longo prazo desenvolvido pela empresa. As etapas para a elaboração do Plano Nacional de Logística (PNL) e dos planos setoriais e a preparação para a construção do PNL 2055 também foram abordadas durante o evento.
Além do planejamento de longo prazo, o compartilhamento de metodologias para estruturação de projetos de concessão também faz parte do escopo da parceria. Para o diretor de Planejamento da Infra S.A., Cristiano Della Giustina, o workshop é uma oportunidade para o estreitamento de laços entre os dois países.
“A experiência da equipe da Infra S.A. pode contribuir com as ações da ARCCLA em todas as frentes de atuação da agência e aprimorar o desenvolvimento da infraestrutura de Angola”, afirmou.
Além da participação da Administradora para a Área Jurídica e Regulação da ARCCLA, Evandra Martins, o evento contou ainda com a participação do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Eduardo Nery, do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão e de representantes dos Ministério dos Portos e Aeroportos e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Observatório
Entre os objetivos previstos no Memorando de Entendimento está a possibilidade de a ARCCLA criar um repositório de dados sobre o setor de transportes, nos moldes do Observatório Nacional de Transporte e Logística da Infra S.A. (ONTL). Considerado o centro de inteligência para o setor de transportes, as informações reunidas e disponibilizadas pelo ONTL são fundamentais para que a Infra S.A. desenvolva ações de planejamento.