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Concessionária Via Brasil inicia operações de atendimento a usuários na BR-163/230/MT/PA

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18 de novembro de 2022

Com projeto desenvolvido pela Infra S.A., rodovia inaugura quatro bases e disponibiliza equipamentos
Concessionária Via Brasil inicia operações de atendimento a usuários na BR-163/230/MT/PA

A partir desta sexta-feira (18), motoristas que trafegam pelo trecho de 1.009 quilômetros da rodovia BR-136/230/MT/PA, entre as cidades de Sinop (MT) e Miritituba (PA), passam a contar com socorro médico, mecânico e demais formas de atendimento ao usuário. Essas e outras melhorias realizadas pela concessionária Via Brasil fazem parte do projeto desenvolvido pela Infra S.A. para a concessão da rodovia, que é considerada o principal corredor para o escoamento da produção de grãos da região Centro-Oeste para os portos do Arco Norte.

Todos os serviços oferecidos podem ser solicitados pelo telefone 0800 5000 163 e no aplicativo para smartphones “Via Brasil”. A concessionária também implantou quatro bases de atendimento aos usuários localizadas em pontos estratégicos da pista. Abertas 24 horas, as instalações oferecem totens com informações úteis, área para descanso, estacionamento, sanitários, fraldário e acesso à água potável.

Os estudos que determinam os investimentos a serem realizados na rodovia foram feitos pela Infra S.A., em parceria com a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). O projeto prevê que sejam aplicados mais de R$ 2 bilhões em obras para melhorias, manutenção e serviços aos usuários ao longo dos 10 anos de contrato.

Melhoria imediata – Com seis meses de operação, os trabalhos iniciais feitos pela concessionária têm o objetivo de solucionar problemas localizados e garantir condições mínimas de conforto e segurança aos usuários.Nessa primeira fase, a empresa instalou mais de 2.500 novas placas e pintou mais de 670 quilômetros de faixas, além da produção de cerca de 190 mil toneladas de asfalto para a rodovia. Os investimentos também resultarão em faixas adicionais, acostamentos, vias marginais e devem gerar mais de 29 mil empregos.

Essas obras e serviços são custeadas pela Tarifa Básica de Pedágio (TBP), valor pago pelo usuário às concessionárias das rodovias federais concedidas. O trabalho da Infra S.A. possibilita equilibrar as melhorias elencadas pelo poder público e o ritmo de obras e serviços com o valor pedágio que pode ser cobrado pela concessionária. Além disso, a estatal busca, nos contratos de concessão internacionais, inovações que garantam uma experiência ainda melhor ao condutor.

CANAIS DE CONTATO PARA O USUÁRIO

• Pedido de serviços: 0800-5000-163 e aplicativo para Android e iOS

• E-mail para elogios, sugestões e reclamações: ouvidoria@viabrasilbr163.com.br

• Site: www.viabrasilbr163.com.br

• Endereço para cartas: Av. das Sibipirunas, 2.957, Setor Comercial, CEP 78550-031, Sinop (MT)

• Totens nas bases de atendimento

LOCALIZAÇÃO DAS BASES DE ATENDIMENTO

• Cláudia (MT) – Km 897

• Novo Progresso (PA), próximo à divisa MT/PA – Km 0,6

• Novo Progresso (PA) – Km 293

• Itaituba (PA) – Km 604

RECURSOS DISPONÍVEIS:

• 5 ambulâncias

• 23 viaturas de inspeção

• 4 guinchos leves

• 4 guinchos pesados

• 4 veículos de combate a incêndio

• 4 caminhões para recolhimento de animais

• 20 painéis móveis de mensagens e 17 fixos, a serem instalados a partir de 2023.

 


Assessoria de Comunicação Social

imprensa@infrasa.gov.br
+55 (61) 3426-3743