Seu navegador não suporta javascript!
Close

Infra S.A. e Agrex do Brasil assinam contrato para concessão de terminal ferroviário na FNS

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Infra S.A. e Agrex do Brasil assinam contrato para concessão de terminal ferroviário na FNS
borda

01 de dezembro de 2022

Empresa opera no terminal localizado em Porto Franco/MA desde 2005 e venceu leilão realizado em setembro deste ano
Infra S.A. e Agrex do Brasil assinam contrato para concessão de terminal ferroviário na FNS

Nesta quinta-feira (1), a Infra S.A. e a Agrex do Brasil assinaram o contrato de concessão do terminal ferroviário de Porto Franco, no Maranhão. A área localizada às margens da Ferrovia Norte-Sul (FNS) é destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos agrícolas, com destaque para soja em grãos e foi leiloada em setembro deste ano.

Com o novo contrato, o terminal de 37.073,24 m² ficara sob responsabilidade da Agrex por mais 15 anos. A empresa já opera a infraestrutura ferroviária, que movimenta cerca de 1 milhão de toneladas por ano, desde 2005. Durante a assinatura, o diretor de empreendimentos da Infra S.A. destacou que os investimentos em terminais ferroviários aumentam a eficiência da rede de transportes.

“Esse tipo de terminal é fundamental para integrar a logística e escoar a safra de grãos para com destino à exportação. A Infra S.A. desenvolve estudos em todos os modos de transporte para ampliar o investimento do setor privado na nossa infraestrutura”, destacou.

Segundo o CEO da Agrex do Brasil, Antônio Prado, com o aumento da produção agrícola e safras recordes no Brasil, as ferrovias e terminais se tornam cada vez mais importantes para o agronegócio.

“Os terminais ferroviários garantem a celeridade necessária para o recebimento e escoamento da produção até os portos”.

Ferrovia Norte-Sul

A construção da FNS foi iniciada em 1987 com um traçado inicial que previa uma extensão de aproximadamente 1.550 km, de Açailândia/MA a Anápolis/GO, de modo a cortar os estados do Maranhão, Tocantins e Goiás. O terminal de Porto Franco/MA está localizado no tramo norte da ferrovia, trecho subconcedido à VLI em 2007.

A estruturação e concessão de áreas de terminais é uma das principais diretrizes de negócios da Infra S.A. Nos últimos dois anos, a estatal promoveu três leilões e cinco consultas públicas dentro do Programa Terminais Inteligentes.

Investimento privado

O ano de 2022 registrou um recorde dos investimentos privados na infraestrutura no Brasil. Segundo a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), o valor ultrapassou a marca de R$ 130 bilhões. A Infra S.A. conta com uma carteira de projetos composta de mais de 60 empreendimentos que vão resultar em parcerias público-privadas, concessões, arrendamentos e privatizações. A estimativa é de que os projetos em andamento gerem mais de R$ 200 bilhões em investimentos privados nos setores rodoviário, ferroviário, aeroportuário e aquaviário.

Galeria

  • Infra S.A. e Agrex do Brasil assinam contrato para concessão de terminal ferroviário na FNS

Assessoria de Comunicação Social

imprensa@infrasa.gov.br
+55 (61) 3426-3743