01 de dezembro de 2022
Nesta
quinta-feira (1), a Infra S.A. e a Agrex do Brasil assinaram o contrato de
concessão do terminal ferroviário de Porto Franco, no Maranhão. A área localizada
às margens da Ferrovia Norte-Sul (FNS) é destinada à movimentação e armazenagem
de granéis sólidos agrícolas, com destaque para soja em grãos e foi leiloada em
setembro deste ano.
Com
o novo contrato, o terminal de 37.073,24 m² ficara sob responsabilidade da
Agrex por mais 15 anos. A empresa já opera a infraestrutura ferroviária, que
movimenta cerca de 1 milhão de toneladas por ano, desde 2005. Durante a assinatura,
o diretor de empreendimentos da Infra S.A. destacou que os investimentos em
terminais ferroviários aumentam a eficiência da rede de transportes.
“Esse
tipo de terminal é fundamental para integrar a logística e escoar a safra de grãos
para com destino à exportação. A Infra S.A. desenvolve estudos em todos os modos
de transporte para ampliar o investimento do setor privado na nossa
infraestrutura”, destacou.
Segundo
o CEO da Agrex do Brasil, Antônio Prado, com o aumento da produção agrícola e
safras recordes no Brasil, as ferrovias e terminais se tornam cada vez mais
importantes para o agronegócio.
“Os
terminais ferroviários garantem a celeridade necessária para o recebimento e
escoamento da produção até os portos”.
Ferrovia
Norte-Sul
A
construção da FNS foi iniciada em 1987 com um traçado inicial que previa uma
extensão de aproximadamente 1.550 km, de Açailândia/MA a Anápolis/GO, de modo a
cortar os estados do Maranhão, Tocantins e Goiás. O terminal de Porto Franco/MA
está localizado no tramo norte da ferrovia, trecho subconcedido à VLI em 2007.
A
estruturação e concessão de áreas de terminais é uma das principais diretrizes
de negócios da Infra S.A. Nos últimos dois anos, a estatal promoveu três
leilões e cinco consultas públicas dentro do Programa Terminais Inteligentes.
Investimento
privado
O
ano de 2022 registrou um recorde dos investimentos privados na infraestrutura
no Brasil. Segundo a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base
(Abdib), o valor ultrapassou a marca de R$ 130 bilhões. A Infra S.A. conta
com uma carteira de projetos composta de mais de 60 empreendimentos que vão
resultar em parcerias público-privadas, concessões, arrendamentos e
privatizações. A estimativa é de que os projetos em andamento gerem mais de R$
200 bilhões em investimentos privados nos setores rodoviário, ferroviário,
aeroportuário e aquaviário.
Assessoria de Comunicação Social