Seu navegador não suporta javascript!
Close

Infra S.A. realiza vistoria em trilhos que serão utilizados na FICO

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Infra S.A. realiza vistoria em trilhos que serão utilizados na FICO
borda

05 de janeiro de 2023

Remessa de oito mil toneladas é destinada à construção de trecho de 363 quilômetros
Infra S.A. realiza vistoria em trilhos que serão utilizados na FICO

Nesta quarta-feira (4), representantes da Infra S.A. estiveram no Porto do Itaqui (MA) para realização de uma vistoria nos trilhos que serão utilizados para a construção do trecho de 363 quilômetros da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), entre as cidades de Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT). As oito mil toneladas de trilhos foram recebidas no porto na última semana de dezembro de 2022 e compradas pela da Vale, como obrigação de investimento pela prorrogação antecipada do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas. Com a quantidade é possível construir aproximadamente 65 quilômetros de via e um novo carregamento está previsto para ser entregue em 2024.

Do total dos trilhos, 1.800 toneladas devem ser entregues em Mara Rosa (GO) até a primeira quinzena de fevereiro e serão destinadas à construção das alças de ligação da FICO com a Ferrovia Norte Sul (FNS). Dessa conexão, será formado um grande corredor logístico que permitirá o escoamento da carga para os principais portos do país.

A equipe de profissionais da Infra S.A. avaliou as condições de armazenamento e os elementos físicos dos trilhos. A vistoria também foi realizada no pátio ferroviário do terminal de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), local onde os trilhos ficarão estocados antes de serem destinados às obras.

Investimento cruzado

O mecanismo de investimento cruzado permitiu que, ao realizar a renovação antecipada da concessão das ferrovias operadas pela Vale, a empresa desse a contrapartida de realizar investimentos em obras nas estradas de ferro outorgadas à Infra S.A. Após a conclusão dessas ferrovias pela Vale, a Infra S.A. poderá realizar a concessão dos ativos à iniciativa privada, captando recursos que serão aplicados na malha ferroviária do Brasil.

Assessoria de Comunicação Social

imprensa@infrasa.gov.br
+55 (61) 3426-3743