3 de setembro de 2024

Mediação e comunicação não violenta na resolução de conflitos são temas de evento na Infra S.A.

“Construindo Pontes” contou com a participação de autoridades da CGU, que falaram sobre prevenção e integridade no ambiente de trabalho

Difundir conhecimento, conscientizar e prevenir conflitos foram os principais objetivos do seminário “Construindo Pontes, o poder da mediação e da comunicação não violenta na resolução de conflitos”, promovido pela Corregedoria da Infra S.A. na manhã desta terça-feira (3), na sede da empresa, em Brasília.

O tema central do evento foi a importância da conexão e do entendimento mútuo para a prevenção de conflitos no ambiente de trabalho e contou com a presença e palestras de representantes da Controladoria-Geral da União, órgão central que supervisiona as corregedorias do poder executivo federal por meio da Corregedoria-Geral da União.

Durante a cerimônia de abertura, o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, destacou a importância de se construir pontes no dia a dia da vida pessoal e profissional.

“Nós entendemos que o diálogo é sempre salutar. Nossa empresa tem sido reconhecida pelos órgãos de controle pela transparência nos processos e nas relações com os demais entes da administração pública”, afirmou.

Além de Bastos, o presidente do Conselho de Administração da empresa pública (Consad), Antônio Mathias Nogueira; o corregedor-geral da União, Ricardo Wagner de Araujo; e a corregedora da Infra S.A., Muryell de Freitas, também participaram da abertura.

O presidente do Consad reiterou o compromisso da alta administração da Infra S.A. com a promoção de um ambiente interno saudável.

“Iniciativas como a de hoje reforçam a cultura interna e a adoção das melhores práticas dentro da organização”.

Nesse sentido, a corregedora registrou o apoio da alta gestão da Infra S.A. para que o setor possa realizar um trabalho de conscientização junto às áreas da empresa quanto ao respeito às regras, à ética e à eficiência dos agentes públicos.

Prevenção

Sobre mediação de conflitos e comunicação não violenta, Ricardo Wagner afirmou que tais medidas aprimoram as relações interpessoais no ambiente de trabalho, tornando-o mais íntegro e saudável.

“Para nós, o ideal é que a maioria dos casos nem chegue às Corregedorias. Iniciativas de prevenção e resolução de conflitos têm papel fundamental para que apenas o residual, ou seja, casos mais graves que demandem outras formas de resolução, precisem chegar aos órgãos de correição”.

O evento “Construindo Pontes” contou ainda com palestras da diretora de Articulação, Monitoramento e Supervisão do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal da CGU, Carla Rodrigues Cotta e da assessora da Terracap Viviane Melchior.

Para saber mais sobre o Sistema de Correição do Poder Executivo Federal, orientações de prevenção aos assédios no ambiente de trabalho e outros temas, acesse o Portal Corregedorias.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social