O desenvolvimento de uma infraestrutura de transportes sustentável faz parte da missão institucional da Infra S.A,. e no dia da biodiversidade (22/5), a empresa destaca sua atuação na coordenação das atividades que envolvem os licenciamentos ambientais nas obras de infraestrutura.
A Infra S.A. atua no monitoramento dos programas que tem o objetivo de minimizar os possíveis impactos ambientais e, ao mesmo tempo, colaboram na preservação da biodiversidade. São realizadas atividades como monitoramento e resgate de flora e fauna, monitoramento da qualidade da água, minimização de desmatamentos, educação ambiental e comunicação social, que transforma as comunidades em multiplicadores para cuidar do meio ambiente.
Os níveis de biodiversidade existentes em cada ecossistema servem como termômetro para entender os impactos que uma obra pode causar, por isso que ainda na fase dos projetos, a Infra S.A. acompanha e supervisiona as atividades que incluem diagnóstico ambiental e socioeconômico das áreas do entorno de uma ferrovia, uma rodovia, uma hidrovia um porto ou aeroporto.
Depois de licenciado, as atividades nas áreas de influência do empreendimento respeitam todas as exigências com a execução de dezenas de programas ambientais. Em alguns casos, além do monitoramento diário, são realizadas ações como plantios compensatórios diante da supressão da vegetação ou salvamento de fauna de espécies que podem ser realocadas para outras áreas mantendo suas características e até mesmo permitindo a preservação com mais cuidado.
É o caso do reflorestamento de 93 hectares (cerca de 93 campos de futebol) da Terra Indígena Marãiwatsédé conduzido pela Infra S.A., no Mato Grosso e concluído no início deste mês. O plantio compensatório é uma das atividades previstas no licenciamento ambiental de dois trechos da rodovia BR-158/MT. As mais de 150 mil mudas plantadas fazem parte de uma lista que contém 92 espécies. As plantas foram selecionadas após conversas com os indígenas e todas são de uso tradicional da comunidade. Entre as finalidades estão alimentação, uso medicinal, produção de artesanato, produção de mel, madeira, paisagismo, alimentação de fauna e outras atividades.
A data – Celebrado anualmente em 22 de maio, o Dia Internacional da Biodiversidade foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, quando o Brasil sediou na cidade do Rio de Janeiro a ECO-92, conhecida também como Cúpula da Terra ou oficialmente como Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
O dia serve para alertar a população mundial sobre a importância da diversidade biológica e sua preservação em todos os ecossistemas.