A Infra S.A. iniciou a elaboração do projeto de engenharia para 239 quilômetros do trecho pernambucano da Ferrovia Transnordestina, entre a cidade de Salgueiro e o Porto de Suape. O extrato do contrato com a consultoria responsável pelos estudos, com valor final de R$ 15.217.431,06, foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (19).
Pelo contrato, o projeto de engenharia para os primeiros 55 quilômetros da linha férrea será entregue em quatro meses. Isso possibilitará que a Infra S.A. inicie a licitação para as obras assim que os documentos sejam aprovados. O cronograma total de execução do projeto prevê que os serviços sejam realizados em 18 meses, conforme plano de trabalho pactuado com a contratada.
O projeto de engenharia é o primeiro passo para viabilizar as obras da ferrovia, que devem ser iniciadas em 2025. Nessa etapa, são realizados estudos de engenharia, revisão do traçado da ferrovia e levantamento dos custos necessários para o empreendimento.
Obra do PAC
Incluída no Programa de Aceleração do Crescimento, a Ferrovia Transnordestina é considerada fundamental para redução dos custos logísticos da produção dos polos industriais, minerais e de agronegócio existentes na região Nordeste. O projeto de engenharia da Infra S.A. para a Transnordestina significa a retomada da elaboração de projetos de engenharia para o setor ferroviário pelo Governo Federal.
A estimativa inicial é de que as obras do trecho Salgueiro-Suape da Transnordestina sejam concluídas até o ano de 2029.