Seu navegador não suporta javascript!
Close

Trilhos da FICO: 1.800 toneladas são entregues em canteiro de obra de Mara Rosa (GO)

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Trilhos da FICO: 1.800 toneladas são entregues em canteiro de obra de Mara Rosa (GO)
borda

13 de março de 2023

Material para construção da ferrovia viajou do Porto do Itaqui (MA) pela Ferrovia Norte-Sul
Trilhos da FICO: 1.800 toneladas são entregues em canteiro de obra de Mara Rosa (GO)

Mais uma etapa importante para a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO). Nesta quarta-feira (8), o canteiro de obras da FICO, em Mara Rosa (GO), recebeu 1.800 toneladas de trilhos.

O material foi transportado do Porto do Itaqui (MA) para a FICO via Ferrovia Norte-Sul (FNS) e será utilizado para a construção de alças de ligação entre as duas ferrovias.  Dessa conexão, será formado um grande corredor logístico que permitirá o escoamento da carga para os principais portos do país.

A obra é executada pela empresa Vale como contrapartida de investimento pela prorrogação antecipada do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas. Essa é primeira remessa de um total de oito mil toneladas de trilhos comprados pela Vale e que foram recebidas na última semana de dezembro de 2022.

A Infra S.A. obteve o licenciamento ambiental para o empreendimento e atua como fiscal das obras do trecho da FICO entre as cidades de Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT), que ainda se encontra em fase de serviços preliminares. A empresa também trabalha para desapropriação de 50 quilômetros de frente de obra, o que deve ocorrer ainda nos próximos meses.

O diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, afirmou que o andamento das obras é fundamental para o desenvolvimento da infraestrutura do Brasil. Bastos ainda destacou que o fato dos trilhos terem viajado pela FNS demonstra a importância do modo ferroviário para o país.

“Essa entrega mostra a força das nossas ferrovias. Com o apoio do Governo Federal vamos avançar na implementação de outros trechos ferroviários com investimentos necessários para que o setor se desenvolva”, disse

Assessoria de Comunicação Social

imprensa@infrasa.gov.br
+55 (61) 3426-3743