100 dias de Gestão | Desenvolvimento de ativos estratégicos e preparação para novos rumos da Valec são marcos da Diretoria de Negócios

Entre as inciativas promovidas pela Dineg, destacam-se o Roadshow com apresentação de ativos ao mercado e o Funil de Inovação para a Valec

Em tempos desafiadores e de limitação orçamentária, a Valec tem buscado inovar na forma como faz negócios, explorando novas ideias, estratégias e reinventando seu portifólio de serviços. Desde o início da nova gestão, que tem aproximadamente 100 dias, a Diretoria de Negócios da empresa tem se empenhado em ações que ressaltem o potencial de seus ativos, serviços e participações.

Um dos grandes destaques desse período foi a realização do primeiro Roadshow com o mercado, para apresentação dos empreendimentos da Valec que estão em fase de modelagem. Nessa rodada inicial, participaram entes importantes do setor do agronegócio representado pela a ABIOVE – Associação Brasileira das indústrias de Óleos Vegetais e associados.

Na ocasião, a ênfase foi o Pátio Intermodal de Santa Helena (GO), que enquanto polo de carga está sendo preparado para embarque de granéis agrícolas (soja, milho, farelo e açúcar), granéis líquidos (combustível) e fertilizantes, por exemplo. O empreendimento será essencial para reforçar a intermodalidade na região. Em breve, será promovida consulta pública que irá contribuir para a elaboração do modelo de negócios para a concessão do Terminal de Porto Franco, no Maranhão.

Diversificar o portfólio da Valec em áreas de sua expertise também é uma prioridade da nova gestão. Por esse motivo, está em fase de fechamento a parceria da empresa pública com o Governo do Paraná para a elaboração dos estudos de viabilidade de projetos como o Novo Terminal Multimodal em Foz do Iguaçu, a adequação do Terminal Ferroviário de Cargas de Cascavel e o Corredor de Exportação Nova Ferroeste.

Inovação. Essa é a palavra que resume nosso trabalho na DINEG. Inovação na maneira de cuidar e delegar nossos ativos, inovação na criação de novos produtos e serviços que irão aprimorar a logística e a infraestrutura ferroviária do Brasil”, destacou Jeferson Cheriegate, diretor de Negócios da Valec.

Aliás, quando a o assunto é inovação, a Diretoria também desenvolveu o Funil de Inovação – uma metodologia alinhada às diretrizes do Ministério da Infraestrutura e às políticas de estado promovidas pelo Governo Federal para gerenciar o portifólio de projetos de inovação de produtos e serviços.

O Funil de Inovação busca tornar a empresa mais independente e eficiente, por isso seus serviços e produtos deverão ser ofertados em mercados onde se justifique a presença de uma estatal, priorizando parcerias com o setor privado.

Evento 100 dias de Gestão 

O evento oficial de 100 dias de Gestão da atual Diretoria Executiva da Valec acontecerá na sexta-feira (21) às 10h30, no auditório da empresa, e será transmitido ao vivo pelo canal da empresa no YouTube. Inscreva-se!

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social