Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO)

FICO É a Ferrovia de Integração Centro-Oeste e faz parte de uma política de desenvolvimento logístico do Brasil para interligar os polos produtores de grãos do Centro-Oeste até a Ferrovia Norte Sul.

Com 888 km de extensão, sendo 383 km de Mara Rosa (GO) a Água-Boa (MT) e 505 km de Água Boa a Lucas do Rio Verde (MT), a FICO escoará a produção de soja e milho do centro norte do estado de Mato Grosso, maior região produtora de soja do Brasil em direção aos portos de São Luís (MA) Santos (SP) ou Paranaguá (PR).

FICO é um projeto da Infra S.A. desde 2010, quando foi finalizado o Projeto Básico do primeiro segmento de Campinorte/GO a Água Boa/MT. Dois anos depois, foi concluído outro trecho adjacente, de Água Boa/MT a Lucas do Rio Verde/MT.

O projeto passou por revisão pelos técnicos da Infra S.A., o que resultou na atualização e otimização do traçado, otimizando inclusive a ligação da FICO com a Ferrovia Norte-Sul. Em vez de Campinorte/GO, a linha passou a ter como destino o município de Mara Rosa/GO. Dessa forma, a alteração proporcionou ganhos operacionais sem aumento de custo de implantação, quando comparado ao projeto de 2010.

Em dezembro de 2020, foi formalizado o Investimento Cruzado para o trecho de Mara Rosa a Água Boa por meio da assinatura do Anexo 9 do 3º Termo Aditivo – Renovação do Contrato de Concessão da Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM), celebrado entre a Infra S.A., a Vale e a ANTT, com fundamento na Lei nº 13.448, de 5 de junho de 2017.

Com base no art. 25, § 1º, da referida Lei, foi exigido, como contrapartida à celebração do 3º Termo Aditivo, a realização de investimentos em malha de interesse da administração pública, não incidentes na área da Concessão (Investimentos Cruzados). Os Investimentos Cruzados foram disciplinados em instrumento celebrado pela Vale, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pela Infra S.A., conjuntamente com o 3º Termo Aditivo e dele parte integrante como seu Anexo 9 (Acordo de Obrigações de Investimentos). Entre os Investimentos Cruzados, figura a responsabilidade pela construção de trecho da ferrovia EF-354, também conhecida como Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO), localizado entre os municípios de Mara Rosa/GO e Água Boa/MT, bem como a responsabilidade pelo fornecimento de insumos para a construção de trecho da ferrovia EF-334, também conhecida como Ferrovia de Interação Oeste-Leste (FIOL) localizado entre os municípios de Caetité/BA e Barreiras/BA.

O projeto FICO foi dividido em duas etapas de construção. O primeiro trecho será construído pela Vale e compreende 383 quilômetros e interligará os municípios de Mara Rosa, Alto Horizonte, Nova Iguaçu de Goiás, Santa Terezinha, Crixás, Nova Crixás e Aruanã, em Goiás, e também os municípios de Cocalinho, Nova Nazaré e Água Boa, em Mato Grosso. A segunda etapa será entre os municípios de Água Boa até Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso.