Trechos

Mara Rosa/GO – Água Boa/MT– Lucas do Rio Verde (FICO)

Com 888 km de extensão (383 km de Mara Rosa a Água-Boa e 505 km de Água Boa a Lucas do Rio Verde), esse trecho da Ferrovia Transcontinental chamada de FICO (Ferrovia de Integração Centro-Oeste) escoará a produção de grãos (soja e milho) do centro norte do estado de Mato Grosso, maior região produtora de soja do Brasil (o correspondente a 10% da produção mundial desse grão), em direção aos principais portos do país.

A FICO é um projeto da Infra S.A. desde 2010, quando foi finalizado o Projeto Básico do primeiro segmento de Campinorte/GO a Água Boa/MT. Dois anos depois, foi concluído outro trecho adjacente, de Água Boa/MT a Lucas do Rio Verde/MT.

O projeto passou por revisão pelos técnicos da Infra S.A., o que resultou na atualização e otimização do traçado, otimizando inclusive a ligação da FICO com a Ferrovia Norte-Sul. Em vez de Campinorte/GO, a linha passou a ter como destino o município de Mara Rosa/GO. Dessa forma, a alteração proporcionou ganhos operacionais sem aumento de custo de implantação, quando comparado ao projeto de 2010.

Em dezembro de 2020, foi formalizado o Investimento Cruzado para o trecho de Mara Rosa a Água Boa por meio da assinatura do Anexo 9 do 3º Termo Aditivo – Renovação do Contrato de Concessão da Estrada de Ferro Vitória Minas, celebrado entre a Infra S.A., a Vale e a ANTT, com fundamento na Lei nº 13.448, de 5 de junho de 2017.

Com base no art. 25, § 1º, da referida Lei, foi exigido, como contrapartida à celebração do 3º Termo Aditivo, a realização de investimentos em malha de interesse da administração pública, não incidentes na área da Concessão (Investimentos Cruzados). Os Investimentos Cruzados foram disciplinados em instrumento celebrado pela Vale, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pela Infra S.A., conjuntamente com o 3º Termo Aditivo e dele parte integrante como seu Anexo 9 (Acordo de Obrigações de Investimentos). Entre os Investimentos Cruzados, figura a responsabilidade pela construção de trecho da ferrovia EF-354, também conhecida como Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO), localizado entre os municípios de Mara Rosa/GO e Água Boa/MT, bem como a responsabilidade pelo fornecimento de insumos para a construção de trecho da ferrovia EF-334, também conhecida como Ferrovia de Interação Oeste-Leste (FIOL) localizado entre os municípios de Caetité/BA e Barreiras/BA.

Lucas do Rio Verde/MT - Vilhena/RO (FICO)

Com estimados 646 km, este segmento tem o objetivo apoiar o escoamento da produção de grãos (soja e milho) do centro norte do estado de Mato Grosso em direção aos portos do Rio Amazonas, como alternativa aos portos do sudeste e nordeste.

Com a conclusão do estudo (EVTEA) em 2014 houve uma redução da extensão do traçado previamente estimado pelo PAC, que era de 740 km e agora passa a ser 646 km como nova meta.

Vilhena/RO - Porto Velho/RO

Com estimados 770 km de extensão, o trecho interligará a região produtora de grãos e outros produtos agroindustriais do oeste do estado de Mato Grosso e do Sul de Rondônia à Hidrovia do Rio Madeira, em Porto Velho.

Além disso, estabelecerá um corredor logístico intermodal importante para acesso aos portos de Itacoatiara/AM e Santarém/PA, que são vias de exportação e importação relevantes em direção à América do Norte, Europa e Ásia.

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