CONFIS - Conselho Fiscal

Atualizado em: 22 de Setembro de 2023

MEMBROS DO CONSELHO FISCAL

O Conselho Fiscal, como órgão permanente da Valec, compõe-se de três membros efetivos e seus suplentes, eleitos anualmente pela Assembleia Geral Ordinária, permitida sua reeleição.

 

REPRESENTANTES DO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES

Titular: Eduardo Rocha Praça

Analista de Infraestrutura, atua como Assessor Especial do Gabinete do Ministro dos Transportes e na Assessoria do Ministério desde 2014. Formado em Engenharia Civil, pós graduado em Engenharia de Produção e Mestre em Engenharia de Transportes, possui mais de 25 anos de experiência na área de infraestrutura. Participou da elaboração das Diretrizes da Política Nacional do Transporte Hidroviário – PNTH, e atuou como membro representante do Ministério dos Transportes na Comissão Nacional para Assuntos de Praticagem, no Conselho Gestor do Plano do Meio Norte, dentre outros. Têm experiência no Conselho Fiscal das Companhias das Docas do Maranhão, Rio Grande do Norte e Ceará.

Suplente: Vago

Titular: Leonardo Cezar Ribeiro

Secretário Nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, Mestre em Economia pelo IDP (2022), foi pesquisador visitante da Victoria University, em Melbourne, Austrália (2017). Tem pós-graduação em Orçamento Público pelo Instituto Serzedello Corrêa (2011) e é bacharel em Economia pela Universidade de Brasília (2003). Servidor efetivo do Senado, foi assessor econômico e chefe de gabinete do Senador José Serra (2015-2022). Antes disso, no Executivo, passou pela carreira de Analista de Planejamento e Orçamento. No Senado, contribuiu para a construção do texto do Marco Legal das Ferrovias e foi um dos idealizadores da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado.

Suplente: Vago

 

REPRESENTANTE DO TESOURO NACIONAL

Titular: Felipe Soares Luduvice

Auditor Federal de Finanças e Controle desde 2014, atua como Coordenador de Relações Financeiras Intergovernamentais na Secretaria do Tesouro Nacional, área partícipe da supervisão de programas fiscais da União junto a governos estaduais e municipais. É mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (EESP).

Suplente: Roberto Endrigo Rosa