Em um ano especialmente desafiador, a estatal realizou grandes entregas e consolidou sua importância na infraestrutura nacional
A Diretoria Executiva da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. realiza hoje (17), a partir das 14h, o Balanço Valec 2020. Durante o evento, que será transmitido pelo canal da Valec no YouTube, os diretores apresentarão, em uma roda de conversas, as principais entregas da empresa no ano que se encerra e indicarão as perspectivas para 2021.
A atual Diretoria assumiu a gestão em maio de 2020 com o desafio de priorizar as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), na Bahia, e, ao mesmo tempo trilhar os caminhos da estatal para o futuro, com a junção entre a Valec e a EPL, que deve ser finalizada em 2021, resultando na nova empresa pública Infra S.A.. Para atingir as expectativas da pasta supervisora, o Ministério da Infraestrutura, a Valec planejou e executou um plano de trabalho baseado nos seguintes pilares: eficiência na execução das obras; redução de gastos administrativos; reforço dos requisitos de integridade e do atendimento aos órgãos de controle; e estruturação de uma área de negócios que viabilizará a independência da Valec do uso de recursos da União. “Nós aceitamos a missão porque acreditamos nas diretrizes que vêm do Governo Federal e do MInfra. Para nós, é uma honra participar deste momento efervescente da infraestrutura brasileira”, declarou André Kuhn, diretor-presidente da estatal.
Em pouco tempo, a Diretoria de Engenharia da Valec conseguiu reestruturar o setor combinando tecnologia, controle e integração. A Diren reduziu drasticamente pendências com recomendações de órgãos de controle, aprimorou a gestão dos contratos, adotou um sistema de informações que integra suas áreas (Engenharia e tecnologia de ponta compõem o portfólio da Valec), viabilizou o ingresso do Exército Brasileiro nas obras do lote 6 da Fiol após a assinatura do Termo de Execução Descentralizada firmado em setembro (“Nosso compromisso é fazer obras com menos recursos e criatividade”, afirmou Bolsonaro em cerimônia na Fiol). “Fizemos todos esses ajustes com as obras da Fiol II acontecendo sem pausas. Em 2021, não será diferente. Temos o compromisso de entregar a ferrovia viável para a subconcessão no final de 2022 e vamos atrás de cumpri-lo”, afirmou o diretor, Washington Lüke.
Para o diretor de Administração e Finanças da estatal, Márcio Medeiros, o ano termina com a sensação de dever cumprido. “O nosso planejamento para o biênio 2020/2021 foi ousado porque precisava que fosse assim. Reduzimos gastos administrativos, o que permitiu a realocação de recursos para as obras, e usamos de criatividade para reorganizarmos a empresa, trazendo maior eficiência a custos baixos”. As mudanças feitas nas áreas de gestão de pessoas, administrativa, tecnologia, orçamento e licitações terão continuidade em 2021, com um modelo de gestão voltado ao uso racional e inteligente do recurso público (”Gestão pública eficiente é o fio condutor da Valec”, afirma diretor).
Estruturada em 2020, a Diretoria de Negócios da Valec, conduzida por Jeferson Cheriegate, executivo buscado no setor privado, indica os novos caminhos para a empresa. “Estamos estruturando um portfólio de produtos e serviços a partir da identificação dos nossos ativos e da nossa inteligência. Utilizando a ferramenta do Funil de Inovações (Funil de Inovação é novo aliado na elaboração do portfólio da Valec), conseguimos identificar o potencial de negócios da Valec”, disse Cheriegate. Os resultados já podem ser vistos. Somente este ano, a estatal promoveu roadshow com o mercado (Ativos da Valec são apresentados ao mercado em Roadshow com ABIOVE) para apresentar o potencial dos terminais intermodais, abriu o processo licitatório para a concessão de uso do Terminal de Porto Franco/MA e, recentemente, inaugurou Terminal de Cargas às margens da Ferrovia Norte-Sul (FNS) em Porto Nacional/TO (Valec e Petronac inauguram Terminal de Cargas às margens da Ferrovia Norte-Sul). Na ocasião, lançou o programa Terminais Inteligentes, que tem o propósito de incrementar o transporte de cargas e diminuir o custo logístico do país.
Em 2021, Valec e EPL serão a Infra S.A., uma empresa pública mais competitiva e autossuficiente. Juntas, as duas empresas trarão mais eficácia, eficiência para conduzir a infraestrutura do Brasil.
O evento Balanço Valec 2020 será transmitido ao vivo, a partir das 14h, no canal da Valec no YouTube.