Obras da Norte-Sul e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL)
Na Audiência Pública realizada ontem, 27 de novembro, na Câmara dos Deputados, para discutir as obras com indícios de irregularidades graves, apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o Comitê de Avaliação das Informações da Comissão Mista de Orçamento não apenas acolheu bem as justificativas apresentadas pela VALEC, mas também elogiou as medidas que vem sendo adotadas pela empresa no sentido de corrigir as falhas apontadas nos projetos, assim como o esforço dos técnicos e da diretoria na adoção de soluções técnicas que atendem a todas as recomendações sugeridas pelo TCU para as obras da Ferrovia Norte-Sul e da FIOL.
O esforço e as medidas adotadas pela Valec foram objeto de destaque e de elogio também por parte dos técnicos do TCU, que entenderam ser “as mais viáveis e corretas”, sobretudo para evitar maiores prejuízos aos cofres públicos, bem como a paralisação das obras. Nos documentos apresentados, foram explicitadas todas as medidas corretivas e saneadoras que já estão sendo implementadas tanto nas obras da Norte-Sul, lotes 13 e 14, e da FIOL, como as razões pelas quais a empresa entende que as obras não devem e nem podem ser paralisadas.
No documento entregue ao COI, a Valec justificou que a paralisação das obras do trecho entre Caetité e Barreiras, da FIOL, traria um prejuízo mensal aos cofres públicos na ordem de R$ 33 milhões, sem contar os prejuízos decorrentes do atraso na conclusão do projeto.
Texto: Assessoria de Comunicação