Seu navegador não suporta javascript!
Close

Concessão da BR-381 em MG é tema de reunião na capital do estado

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Concessão da BR-381 em MG é tema de reunião na capital do estado
borda

26 de outubro de 2022

Encontro foi promovido pela Infra S. A., ANTT e Ministério da Infraestrutura com apoio da FIEMG
Concessão da BR-381 em MG é tema de reunião na capital do estado
Foto: FIEMG


A Infra S. A., em parceria com o Ministério da Infraestrutura e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), apresentou, nesta quarta-feira (26), os estudos elaborados para o projeto de concessão da BR-381/MG. Com o tema _Concessão para a vida_, a apresentação ocorreu na sede da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), em Belo Horizonte).

Com foco nos dados de viabilidade econômica do empreendimento, os representantes governamentais falaram para uma plateia composta por representantes da indústria, entidades representativas e parlamentares do estado, em especial da região mineira do Vale do Aço.


O trecho da BR 381, tema do encontro, liga Belo Horizonte a Governador Valadares e teve os estudos atualizados, recentemente, a partir de uma força tarefa empreendida pela Infra S.A., MInfra e ANTT. O trecho de 304 quilômetros é um importante corredor para o transporte de minério, produtos industriais e agropecuários.

Os estudos elaborados pela Infra S. A. preveem R$ 5 bi em investimentos. De  acordo com a área de planejamento da estatal, o projeto prevê a ampliação da capacidade da rodovia, com duplicações, faixas adicionais em pistas simples, passagens de pedestres, rampa de escape em área de maior risco de acidentes, entre outras melhorias. O principal resultado esperado é a ampliação da segurança viária. Estima-se uma diminuição de 25% no número de vítimas fatais já no primeiro ano da concessão. Além disso, o fluxo de trânsito terá uma melhora significativa, com a economia de aproximadamente duas horas no trajeto.

Outro ponto de destaque das projeções de investimento é a geração de empregos. A expectativa é de que sejam criados 14 mil postos entre empregos diretos, indiretos e efeito renda.


Os estudos foram enviados para análise do Tribunal de Contas da União (TCU). Feita a aprovação pela corte de contas, está prevista a publicação do edital após um mês.
Ao final da reunião, os participantes apresentaram dúvidas, sugestões e elogios sobre o projeto de concessão da BR-381/MG.
Saiba mais:

https://www.infrasa.gov.br/aviso-de-pauta-estudos-tecnicos-para-a-br-381-mg-rodovia-da-vida-sao-apresentados-em-mg

Assessoria de Comunicação Social

imprensa@infrasa.gov.br
+55 (61) 3426-3743