30 de abril de 2020

Consad e Diretoria Executiva da Valec têm nova composição

O Conselho de Administração e a Diretoria Executiva da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. completaram hoje (30) a nova composição da alta administração da empresa. Tomaram posse, durante a 9ª reunião extraordinária do Consad, o novo presidente do Conselho, Marcello da Costa, e o diretor de Engenharia, Washington Lüke.

Marcello da Costa é o titular da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura e foi indicado pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas para assumir a presidência do colegiado em substituição a André Kuhn, que permanece no conselho como membro, por ser o presidente da estatal. Ao tomar posse, Costa fez menção ao voto de confiança do ministro Tarcísio em nomeá-lo presidente do Conselho de Administração e destacou seu compromisso com a empresa. “A Valec está em ótimas mãos. Temos uma boa equipe e uma boa oportunidade de promover a transformação da empresa e melhorar a infraestrutura ferroviária do país”.

O novo diretor de Engenharia, Washington Lüke, entende que o desafio de comandar a área é grande, tendo em vista a complexidade de uma obra ferroviária. “Com muita satisfação, passo a integrar a Diretoria Executiva da Valec, ciente da missão e entusiasmado com o trabalho e a equipe”.

Diretoria técnica e integrada

Composta por quadros técnicos com experiência tanto no setor público quanto no privado, o novo colegiado recebeu do Ministério da Infraestrutura a incumbência de estruturar uma empresa que cumpra, de forma eficaz, a função de prover infraestrutura ferroviária por meio de uma gestão inovadora, com foco em resultados, atraindo novos negócios que proporcionarão independência para a Valec.

Veja o perfil dos diretores:

André Kuhn (Diretor-Presidente)

Engenheiro Civil com mestrado em Engenharia Civil, graduação em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e bacharelado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).

Antes de assumir a Presidência da Valec, foi diretor executivo do DNIT, onde atuou fortemente no aprimoramento da governança e gestão da autarquia, visando à implementação da política de infraestrutura de transportes terrestres e aquaviários.

Para Kuhn, assumir a missão de conduzir a Valec hoje “é uma oportunidade de trabalhar com profissionais altamente qualificados na área ferroviária, onde a manutenção da continuidade dos empreendimentos em andamento é um grande desafio profissional”.

Márcio Lima Medeiros (Diretor de Administração e Finanças)

Graduado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Economia do Setor Público pela Universidade de Brasília (UnB) e Master en Direccion y Gestion de Planes y Fondos de Pensiones pela Universidade de Alcalá e Organización Iberoamaericana de Seguridad Social.

Foi Diretor de Administração e Finanças do DNIT de janeiro de 2019 a abril deste ano. Lá, promoveu a redução de R$ 121 milhões de gastos nos primeiros 100 dias de gestão com foco na melhoria dos processos de aquisições da autarquia, levando o DNIT a se colocar em um patamar de referência nacional.

“Minha função é promover a adoção de boas práticas de gestão, bem como aprimorar os instrumentos de governança e internalizar uma cultura de empreendedorismo e racionalização de recursos. O propósito é implantar uma gestão com resultados e foco na missão da Valec”, declarou Medeiros.

Jeferson de Lima Cheriegate (Diretor de Negócios)

Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diplomado em Administração de Empresas pela Association of Business Executives (Inglaterra). Tem MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral, e é certificado pelo IESE Business School (Espanha) no Program for Managment Development.

Executivo Sênior com mais de 20 anos de experiência nas indústrias de bens de consumo e serviços, exerceu cargos de direção na Unilever e, mais recentemente, foi diretor para a América Latina da Smollan Group, onde elaborou estratégias de negócios e captação de clientes, dentre outras funções, trazendo para a Valec uma perspectiva de mercado para o desenvolvimento do portfólio da estatal.

Sobre o desafio de trazer uma nova perspectiva de negócios para a empresa pública, Cheriegate declarou que “é estimulante poder servir o nosso Brasil, aportando práticas modernas da iniciativa privada que permitam à Valec não só oferecer de forma mais eficiente seus ativos tangíveis ao mercado, como também disponibilizar serviços inovadores com base no imenso capital intelectual que a empresa adquiriu ao longo de todos esses anos construindo ferrovias.”

Washington Lüke (Diretor de Engenharia)

Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN/RJ) e engenheiro de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (IME/RJ), tem MBA em Governança Corporativa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/DF). É Mestre em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (UnB/DF).

Lüke vem do DNIT, onde exercia o cargo de coordenador-geral de Modernização e Gestão Estratégica. Anteriormente, atuou no acompanhamento e execução das obras de canais e barragens do Projeto de Transposição do Rio São Francisco. Foi chefe da Seção de Projetos da Diretoria de Obras Militares do Exército Brasileiro, onde também trabalhou como Building Information Modeling (BIM) Manager, responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para integração de projetos de arquitetura/engenharia estrutural e de instalações. É representante da ISO para assuntos de BIM no Brasil e tem a missão de implantar esse conceito nos projetos de engenharia da Valec.

Para o novo Diren, “assumir a Diretoria de Engenharia é uma oportunidade para atuar na modernização da gestão da Valec, além de contribuir para o desenvolvimento do transporte ferroviário do Brasil.

Primeiro grande desafio

Em 16 de abril de 2020, o Ministério da Infraestrutura instituiu Grupo de Trabalho que irá coordenar os estudos para a incorporação da EPL – Empresa de Planejamento e Logística S.A. – pela Valec.

Ambas são vinculadas ao MInfra e a proposta da incorporação é criar uma empresa pública de referência na área de infraestrutura. O diretor-presidente da Valec ressaltou que “a responsabilidade da empresa vai aumentar muito. Afastada a ideia de fechamento da Valec, agora nossa estrutura será reforçada, o que é muito bom para nós. É uma oportunidade de contribuir para a infraestrutura e entregar valor à sociedade”.

Texto: Ana Caichiolo

Imagens: Ascom Valec

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social