O projeto de um corredor logístico para ligar os portos brasileiros, localizados no Oceano Atlântico, aos portos chilenos, no Oceano Pacífico, tem potencial para reduzir os custos de transportes no Brasil e transformar o Centro-Oeste do país em um grande polo distribuidor de carga. É o que estudo da Infra S.A. apresentados em um evento sobre o Corredor Rodoviário Bioceânico, realizado na última semana, em Campo Grande (MS).
O seminário internacional “A Utilização de Instrumentos de Trânsito Internacional para a Dinamização do Corredor Bioceânico” debateu o panorama atual e as potencialidades dessa conexão intercontinental, bem como discutiu o modelo alfandegário necessário para integrar os sistemas logísticos dos países que compõe a rota entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Entre as necessidades apontadas pela Infra S.A. para o avanço do projeto e a integração logística regional estão necessidade de investimentos em infraestrutura, a harmonização de normas, regulamentos e procedimentos aduaneiros e a implementação de sistemas de informação integrados.
Segundo o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, essas ações permitem o aumento da eficiência do transporte de mercadorias entre os países. Ainda de acordo com o diretor, o planejamento de longo prazo para o corredor rodoviário é fundamental para o projeto.
“O corredor bioceânico tem um grande potencial de gerar inúmeros benefícios para todos os países envolvidos. A integração do Brasil com os países vizinhos tem sido uma das principais metas do governo do presidente Lula, e a logística de transportes é fundamental para que esse objetivo seja alcançado”, afirmou.
Com organização do Ministério das Relações Exteriores e da União Internacional dos Transportes Rodoviários (IRU), o seminário também contou a participação do Ministério dos Transportes e de entidades, públicas e privadas, do Brasil e do exterior, que atuam no transporte de cargas.