A implantação de ações frente aos impactos das mudanças do clima é prioridade na empresa
Hoje, 16/03, é comemorado o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. A data foi instituída em 2011 para exaltar a importância de conter um dos principais desafios deste século.
Visando ao respeito ao meio ambiente, a Valec segue as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), que busca promover a redução de emissões de gases do efeito estufa. Dessa forma, em 2020, a estatal participou do programa de certificação verde de ferrovias com vistas à captação de recursos para investimento em projetos sustentáveis e que visem à mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
De acordo com a engenheira ambiental da empresa, Ana Carla Alves, com base nas estimativas de emissão de gases do efeito estufa, observa-se uma redução significativa das emissões atmosféricas quando a alternativa rodoviária é substituída pela ferroviária. “Com esse trabalho foi possível avaliar que tanto a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) quanto a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) atendem aos critérios de redução de emissão de CO2,” afirmou Alves.
Com o intuito de fomentar ainda mais sua gestão ambiental, em outubro do ano passado, foi aprovada a “Política Ambiental e Territorial”. Esse documento assegura a adoção de práticas sustentáveis nos projetos e serviços prestados pela empresa, estimulando o desenvolvimento de estudos com maior qualidade socioambiental.
Ainda no contexto dessa política, a Valec participa do projeto AdaptaVias do Ministério da Infraestrutura, que se propõe a realizar um levantamento dos impactos e riscos da mudança do clima sobre a infraestrutura federal de transportes terrestres. Esse levantamento fornece subsídios para a tomada de decisão sobre a adaptação aos impactos causados pela mudança do clima.
A adoção dessas práticas evidencia um papel de protagonismo da estatal na execução de práticas sustentáveis, com esforços contínuos voltados à aplicação de novos programas que contribuam para o enfrentamento à crise climática e, ao mesmo tempo, proporcionem o desenvolvimento ferroviário brasileiro.