O leilão está marcado para o dia 29 de agosto. A previsão apontada pelos estudos da Infra S.A. é de que os investimentos para a BR-381/MG somem R$ 9 bilhões entre CAPEX e OPEX. O edital foi publicado nesta sexta-feira (17) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A Infra S.A., por meio da Diretoria de Planejamento, foi responsável pela elaboração dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para o trecho de 304 quilômetros que ligam as cidades mineiras de Governador Valadares e Belo Horizonte.
A nova proposta de concessão passou por uma revisão abrangente, incorporando mudanças resultantes de estudos técnicos aprofundados e políticas públicas atualizadas do Ministério dos Transportes. Entre as alterações está a ampliação de capacidade e melhorias entre os kms 427 e 458,4 (Lotes 8A e 8B), que foram excluídas da nova versão do projeto de concessão e serão executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O edital dessas obras já foi lançado pelo Ministério dos Transportes no último dia 8.
O diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, destaca que a concessão da rodovia é muito aguardada pela população de Minas Gerais. “A BR-381 é de extrema importância para o escoamento de produtos agrícolas e industriais e exerce um papel fundamental para complexo viário brasileiro. O projeto foi elaborado para viabilizar obras que vão tornar rodovia mais segura para todos os usuários e aumentar a eficiência do transporte de cargas na região, com redução no tempo de viagem e no número de acidentes”, afirmou.
O projeto prevê a duplicação de 134,27 quilômetros de duplicações entre obras remanescentes e novos trechos, implantação de 83 quilômetros de faixas adicionais, 9,7 quilômetros de vias marginais, 20 passarelas e 15 passagens de fauna. Com as obras, 73 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda devem ser gerados.