A medida de aproximar e aumentar o diálogo com o mercado está entre as prioridades da Diretoria de Negócios da Valec
Nas últimas semanas a Valec promoveu dois encontros com a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), com o objetivo de compartilhar expertise técnica da estatal para que as principais concessionárias e operadoras ferroviárias do país tenham sua experiência facilitada.
O primeiro encontro foi voltado para a exposição dos aspectos ambientais desenvolvidos pela Superintendência e Gestão Ambiental e Territorial (SUGAT). Já na segunda reunião, o enfoque foi fundiário, sendo tratado o processo de desapropriação e a gestão territorial implementada pela Valec.
O superintendente da SUGAT, Alex Rampazzo, apresentou aos associados da ANTF sobre como os Geossistemas desenvolvidos pela Valec e a integração com o BIM (Modelagem da Informação da Construção) trazem inovações e sinergias ao tratar meio ambiente e desapropriação de maneira unificada. Rampazzo enxerga essa ocasião como o reconhecimento do trabalho e esforço que a Diretoria de Empreendimentos em renovar a Valec, com foco em novos empreendimentos, sustentabilidade e inovação.
Responsável por organizar os encontros, o superintendente de Inteligência e Prospecção da Valec, Danilo Miranda, explica que a área de negócios da Valec tem buscado se aproximar cada vez mais do mercado. “Valorizamos essas iniciativas que estreitam os relacionamentos do mercado e mantêm o diálogo aberto, agradeço a ANTF pela oportunidade” afirmou o superintendente.
Para a ANTF, a troca de experiências com a Valec abre às associadas da ANTF a oportunidade de conhecer outras realidades de forma multidisciplinar, tendo em vista a fase positiva e os grandes desafios do setor ferroviário de cargas brasileiro. A superintendente da associação, Ellen Capistrano Martins, parabenizou e agradeceu à Valec “pela realização de intercâmbios com os Comitês de Meio Ambiente e de Patrimônio da ANTF, apresentando seus projetos desenvolvidos na SUGAT voltados à sustentabilidade econômica, ambiental e social.”