Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) venceu a premiação na categoria Empreendimento Público
O Instituto Besc de Humanidades e Economia promove, hoje e amanhã (10 e 11/11), o seminário VII PAINEL 2021: Pacto pela Infraestrutura e Logística, que acontece em Belo Horizonte e, de forma híbrida, pelo YouTube. A Valec está presente no evento, representada pelo diretor de Empreendimentos, Washington Lüke, e pelo engenheiro civil e empregado público da estatal, Urubatan Tupinambá Filho, que recebem, em nome de todos os empregados da empresa, o Troféu Painel 2021. A premiação foi concedida à estatal na categoria Empreendimento Público pela construção da primeira etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, FIOL I.
A premiação teve como objetivo valorizar empreendimentos, personalidades e a inovação de projetos de infraestrutura de energia e transporte no País. O Troféu PAINEL 2021 é parte do Seminário PAINEL – Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística. As votações foram realizadas em julho deste ano no site do Besc.
Hoje, ao receberem o prêmio, os representantes da Valec homenagearam todos os colaboradores da estatal pelo importante serviço prestado em prol do desenvolvimento da infraestrutura de transportes. Em sua fala, Lüke declarou: “a nossa marca na Valec é: com cada dormente, cada trilho instalado, nós vamos ampliando a malha ferroviária do Brasil”. Para Urubatan Filho, “várias pessoas, ao longo de todo o ciclo da FIOL I, participaram e deixaram a sua marca nesse projeto. Gostaria de destinar este prêmio a todos os profissionais atuantes e vibrantes, afinal, a FIOL I é um projeto estruturante na cadeia de logística intermodal nacional, fundamental para crescermos como nação”.
Ainda faz parte da agenda do diretor de Empreendimentos e sua equipe, em Minas Gerais, uma visita à fábrica de locomotivas Wabtec Corporation, que fica na Cidade Industrial, em Contagem.
FIOL – O trecho I da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que vai de Ilhéus/BA a Caetité/BA, foi concedido em leilão realizado em abril de 2021 à Bahia Mineração (Bamin), que deverá explorar a ferrovia pelos próximos 35 anos.
Já a FIOL II, trecho que liga Caetité/BA a Barreiras/BA, está sendo executada pela Valec. A fim de trazer maior celeridade ao empreendimento, para que se torne um ativo viável para a subconcessão, a estatal firmou convênio com o Exército Brasileiro para atuar no lote 6, próximo a Correntina/BA, onde o Batalhão Ferroviário da corporação está mobilizado na construção de 18 km de ferrovia.