17 de setembro de 2021

Evento marca o início das obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste – FICO

Corredor ferroviário terá 383 km de extensão e será construído pela Vale, com recursos de antecipação de outorgas

As obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) começarão, oficialmente, neste Setembro Ferroviário. A cerimônia que marcou o início do empreendimento aconteceu nesta sexta-feira (17) em Mara Rosa/GO e contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, do diretor-presidente da Valec, André Kuhn, e de outras autoridades.

A formalização das obras da FICO teve início em dezembro de 2020, na B3, quando a Valec, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e a Vale assinaram contrato para que esta última execute as obras, utilizando recursos privados a partir do investimento cruzado. “É a primeira vez que é feito o investimento cruzado no âmbito federal. Com isso, os entes privados têm a oportunidade de dar uma contrapartida através da execução das obras. Agradeço a Vale por ter acreditado neste empreendimento”, disse Kuhn durante a solenidade. O presidente da Vale no Brasil, Eduardo Bartolomeu, afirmou ser um privilégio fazer parte desta iniciativa inédita. “Assumimos aqui um novo pacto com o Brasil”, declarou.

Sobre a iniciativa do investimento cruzado oriundo da antecipação de outorgas, Freitas afirmou: “muitos achavam impossível usar recursos de renovações antecipadas para fazer novas ferrovias. Hoje, um dos projetos mais importantes do Brasil é a Ferrovia de Integração Centro-Oeste.”

Ao encerrar a solenidade, o presidente Jair Bolsonaro lembrou que, com a futura conexão da FICO com a Ferrovia Norte-Sul (FNS), que acontecerá em Mara Rosa/GO, será formado um grande corredor ferroviário, que propiciará a redução do custo do frete. Assim, o produto que chega ao consumidor final poderá ser barateado. Ainda segundo Bolsonaro, “nós temos uma grande nação. O ressurgimento do modal ferroviário era sonhado por muitos neste país. Tivemos a confiança da iniciativa privada, que nos permitiu alavancar obras.”

A expectativa é de que, com a construção da ferrovia, sejam gerados 4,6 mil empregos. Saiba mais sobre a FICO, o papel da Valec nessa obra e outros empreendimentos ferroviários aqui.

Veja como foi o evento:

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social