O encontro virtual contou com a participação especial de representantes do IBAMA, do INCRA, da Fundação Cultural Palmares e da Comunidade Quilombola João Borges Vieira
Na semana passada (13/04), a Valec sediou o evento de lançamento do livro que conta a história da comunidade quilombola João Borges Vieira, localizada na área de influência da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO). A obra, intitulada “A Traição”, traz um relato de tradições ancestrais representadas em palavras e ilustrações.
O evento reuniu a autora, Simone Gallego, o ilustrador, Leonardo Branco, a representante da Comunidade Quilombola João Borges Vieira, Domingas Carvalho, e representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), e da Fundação Cultural Palmares (FCP).
Na ocasião, foram abordados temas relacionados ao licenciamento ambiental dos empreendimentos, fase essencial para a concretização de obras de infraestrutura. Durante os estudos preliminares no âmbito do empreendimento da FICO, surgiu a ideia da elaboração do livro, em busca de refletir a riqueza cultural e histórica da comunidade quilombola, identificada durante as ações para a obtenção do licenciamento.
Ao final do encontro, a representante quilombola, Domingas Carvalho, destacou a importância do trabalho realizado pela estatal e da publicação do livro, que demonstra a tradição dos habitantes da comunidade, que vivem na região de Uruaçu/GO: “Quando eu vejo a preocupação da Valec em resgatar essa história e registrar nosso legado, eu fico muito emocionada. Eu vejo que, assim, podemos deixar a nossa existência viva”, concluiu.
A obra completa está disponível no site da Valec e pode ser acessada aqui.