A exposição PAINDIO – Vozes Apyãwa onde Tradição, Desenvolvimento e Transformação se encontram teve ontem (29) sua noite de abertura. O Memorial dos Povos Indígenas recebeu colaboradores da Infra S.A., parceiros e visitantes, que foram ver de perto os registros fotográficos feitos pelos comunicadores do povo Apyãwa formados no Subprograma de Comunicação Social Indígena.
Representando o diretor-presidente, Jorge Bastos, a diretora de Administração e Finanças, Elisabeth Braga, reafirmou a importância da integração da Infra com os povos originários por meio do programa desenvolvido no contexto do licenciamento ambiental para a pavimentação da BR-158/MT. “Tivemos o privilégio de participar e de fazer isso como parte do nosso DNA, que é trabalhar sempre a diversidade, respeitando as culturas e nos apropriando desse conhecimento tão importante para aprofundarmos nossas raízes”, afirmou.
O diretor de Empreendimentos, André Luís Ludolfo, celebrou a realização da exposição fotográfica do povo Apyãwa, resultado direto da atuação da Infra S.A. “Este dia reflete a confiança e o compromisso da empresa em desenvolver o setor de transportes com respeito às comunidades tradicionais.”
Durante a cerimônia, o cacique Apyãwa, Gilson Ipaxi’Awyga Tapirapé, também registrou a relevância da exposição. “É uma celebração que para nós é de grande valia por ter muitos registros diretamente da aldeia, para que todos, a nível nacional, tenham pelo menos a noção do que é uma cultura indígena”.
A exposição permanecerá aberta ao público até 18 de maio, no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília/DF.
Clicando aqui, você confere as fotografias em um tour virtual.
Confira a galeria de imagens da abertura do evento: