As obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) seguem em ritmo acelerado com o andamento de serviços de terraplenagem e drenagem em diversos pontos do empreendimento. A constatação foi feita durante uma visita técnica realizada pela equipe da Infra S.A. nesta sexta-feira (6), no canteiro de obras localizado em Mara Rosa (GO).
Nessa etapa do projeto, a construtora responsável pelas obras faz o nivelamento do traçado da ferrovia, além de desenvolver ações para proteger a infraestrutura contra os efeitos da chuva. A Infra S.A. é responsável por garantir que os investimentos na ferrovia sejam feitos dentro do prazo e qualidade estabelecidos pelo Ministério dos Transportes.
As obras da FICO são executas como parte da contrapartida da prorrogação antecipada do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas à Vale, com previsão de conclusão em até cinco anos. Durante a visita, o diretor de Empreendimentos da Infra S.A., André Ludolfo, destacou a parceria com a mineradora e com a Agência Nacional de Transportes Terrestre para o sucesso do projeto, que tem 383 quilômetros de extensão.
“Os trilhos já estão no canteiro de obras e o traçado da ferrovia começa a tomar forma. A Infra S.A. tem atuado em diversas frentes para assegurar a continuidade dos trabalhos”, afirmou.
O diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, ressalta a importância da ferrovia. “Esse é um projeto que leva ainda mais desenvolvimento para a região Centro-Oeste. O avanço das obras gera milhares de empregos e, quando concluída, a ferrovia será um importante corredor para o escoamento da carga de uma das maiores regiões produtoras de grãos do país”, disse.
Após a visita às obras, a equipe da Vale realizou uma reunião em que apresentou os próximos passos para a ferrovia. Entre as ações a serem realizadas estão a supressão de vegetação de novos trechos para permitir a terraplanagem de outros lotes.
Além de representantes da Infra S.A, a visita técnica contou ainda com a presença do diretor geral da ANTT, Rafael Vitale, da secretária especial adjunta do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Cecília Machado e do diretor de Outorgas da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário, Gustavo Gomes.
Desapropriações
Para a continuidade das obras, a Infra S.A. atua ainda na gestão territorial de propriedades localizadas na margem de influência do traçado ferroviário. Em 2023, a empresa alcançou, até o momento, 95 quilômetros de liberação de frente de obras e ainda realizará mutirões de desapropriação com a expectativa de liberar todo o trecho localizado em Goiás.