21 de fevereiro de 2024

FICO: workshop entre Infra S.A. e Vale detalha andamento das obras 

 O avanço das obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) e as ações necessárias para a execução do empreendimento foi tema de um workshop realizado entre a Infra S.A. e a Vale, empresa responsável pela construção do trecho de 383 quilômetros entre as cidades de Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT). 

Durante a atividade, ocorrida na última semana, foram discutidos os números acerca das desapropriações realizadas, que chegaram ao total acumulado de 247 km de frente de obras liberadas em 2023. O resultado foi impulsionado pela realização de três mutirões de conciliação, e que representa toda extensão da ferrovia no estado de Goiás.  

 A Vale apresentou à Infra S.A. os processos para os contratos de obras de drenagem e terraplanagem em etapas da ferrovia, entre elas a que inclui a ponte sobre o Rio Araguaia. Outros destaques apresentados pela empresa foram a aquisição de 25 mil dormentes e a aprovação pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) dos projetos executivos de mais duas etapas. 

 O diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, ressaltou que a atividade permitiu detalhar as nuances do projeto e encontrar oportunidades para aprimorar o processo de construção da FICO. 

 “O andamento das obras é fundamental para o desenvolvimento da infraestrutura do Brasil. A Infra S.A. tem atuado para garantir que os investimentos na ferrovia sejam feitos dentro do prazo e qualidade estabelecidos pelo Ministério dos Transportes”, afirmou. 

 Execução 

As obras da FICO são executas como parte da contrapartida da prorrogação antecipada do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas à Vale.  Após a conclusão da ferrovia pela Vale, a Infra S.A. poderá realizar a subconcessão do ativo à iniciativa privada, captando recursos que serão aplicados na malha ferroviária do Brasil. 

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social