O Plano Estadual de Logística e Transportes de Rondônia (Pelt-RO) foi apresentado nesta quarta-feira (17) durante a abertura da consulta pública, em Porto Velho. Os estudos foram realizados pela Infra S.A. e o evento contou com a presença de autoridades do estado de Rondônia e representantes das principais agências e autarquias relacionadas à infraestrutura de transportes.
O Pelt-RO apresenta a situação atual do sistema de transportes estadual e considera projeções de demandas futuras em quatro cenários diferentes. Dessa forma, é possível propor soluções e estratégias que nortearão o desenvolvimento do setor de infraestrutura de transporte do estado até 2035, com investimentos previstos na ordem de R$ 115 bilhões.
Durante discurso, Jorge Bastos, diretor-presidente da Infra S.A., explicou que o diferencial desse estudo é a convergência com o Plano Nacional de Logística (PNL). “Por utilizarmos a mesma metodologia do PNL, foi possível integrar o planejamento de infraestrutura de transportes de Rondônia com o federal, trazendo coerência nos investimentos e eficiência para a evolução da rede de transportes”, afirmou. Além disso, Jorge destacou que o Brasil precisa voltar a investir em infraestrutura, permitindo que alimentos, medicamentos e bens de consumo cheguem à casa dos brasileiros com um preço justo e atendendo às necessidades de todos.
Os estudos realizados visam integrar e aumentar a eficiência da matriz de transporte, podendo também atrair investidores da iniciativa privada para o financiamento das obras de infraestrutura necessárias para tornar o estado de Rondônia mais competitivo a nível nacional, regional e internacional.
O vice-governador, Sérgio Gonçalves, destacou a importância das transações comerciais tratadas no Pelt-RO. “O estudo da Infra S.A. apontou as informações comerciais no sentido de quem compra, quem vende e quais rotas logísticas são utilizadas. Com base nesses dados, é feita uma projeção para nortear os investimentos do estado e possíveis projetos e parcerias.”, concluiu.
Serviço
O plano está disponível e segue em consulta pública até o dia 30/6. Essa é uma oportunidade para o envolvimento da sociedade na definição das estratégias e ações para aprimorar a infraestrutura logística de Rondônia. Para maiores informações: https://www.infrasa.gov.br/plano-estadual-de-logistica-de-transportes-de-rondonia