O acompanhamento da movimentação de cargas nas ferrovias do Brasil será ampliado. O centro de inteligência da Infra S.A., o Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL), atua para expandir os painéis analíticos sobre o setor com dados que permitam uma visão sobre a dinâmica das cargas em terminais ferroviários.
Na última semana, técnicos da empresa estiveram no Pátio Ferroviário da Ferrovia Norte-Sul, em Porto Nacional (TO), para uma visita técnica ao terminal concedido à Granel Química. Na ocasião, foram observados detalhes da operação dedicada à movimentação e armazenagem de granéis líquidos e a importância dos pátios de transbordo para o mercado de combustíveis.
As informações obtidas na visita subsidiarão as equipes responsáveis pela elaboração dos painéis que serão disponibilizados no portal do ONTL. O diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, destaca que esse acompanhamento é fundamental pois possibilita o desenvolvimento de ações de planejamento para setor ferroviário.
“Nesta quarta-feira (14), tivemos a notícia de que, em 2023, o Brasil atingiu o maior patamar na movimentação de cargas em ferrovias e os terminais contribuem diretamente para esse resultado tão expressivo. A atuação do nosso Observatório permite que o planejamento para o setor seja baseado em dados cada vez mais atuais e em projeções de demanda condizentes com o cenário econômico do país”, afirmou.
Para ver e acompanhar os painéis disponibilizados pelo ONTL, acesse: ONTL – Observatório Nacional de Transporte e Logística (infrasa.gov.br).
Pátios e Terminais
A Infra S.A. é responsável pela gestão de cinco pátios que contam com um total de 17 terminais ferroviários ao longo da Ferrovia Norte-Sul. Os pátios ferroviários contam com espaços onde são feitos agrupamentos dos vagões de carga para a formação dos trens e também servem como estacionamento e oficina.
Nos pátios também estão localizados os terminais ferroviários, pontos de conexão entre as ferrovias e outros meios de transporte, como rodovias, portos ou instalações de armazenamento. As áreas podem receber tanto carga rodoviária para carregamento de vagões rumo aos portos, quanto carga ferroviária para distribuição local via rodovias.
A empresa conta ainda com outras nove áreas destinadas a pátios que podem ser ofertadas ao mercado. Os terminais outorgados pela Infra S.A. possuem contratos de uso de área classificados em diferentes modelos: permissão de uso, concessão de uso e arrendamento.