28 de março de 2024

Infra S.A. e Abdib assinam ACT que amplia rede de informações para a elaboração do novo PNL

Nessa terça-feira (26), a Infra S.A. assinou um acordo de cooperação técnica com a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib).

O acordo, celebrado na sede da Associação, em São Paulo, busca compartilhar informações técnicas com o objetivo de maximizar os projetos de infraestrutura, logística e transportes no Brasil. Assim, as partes poderão realizar estudos e eventos temáticos sobre planejamento logístico e projetos de infraestrutura, além de propor iniciativas voltadas para a inovação no setor.

Para Jorge Bastos, diretor-presidente da Infra S.A., o acordo representa um marco significativo na busca pela excelência e eficiência em infraestrutura nacional. “Com a ampliação de acesso à rede de dados sobre o setor, teremos mais insumos para o desenvolvimento do próximo Plano Nacional de Logística (PNL), previsto para ter início no primeiro semestre de 2024. Dessa forma, poderemos apresentar à sociedade um projeto condizente com a necessidade do nosso país e novas perspectivas de escoamento da produção e da movimentação de cargas no Brasil.”

A Infra S.A. atua para ampliar a sua base de dados e expandir sua carteira de produtos e serviços, destinados a entidades nacionais e subnacionais interessadas no planejamento do setor de transportes.

ACT – A Abdib é uma entidade sem fins lucrativos, que reúne empresas públicas e privadas, criada para ajudar a desenvolver a infraestrutura e a indústria de base brasileira.

O compartilhamento de informações entre as instituições será um importante vetor para a superação dos desafios logísticos e para a criação de soluções inovadoras para impulsionar o desenvolvimento econômico no setor de transportes.

Atuação multimodal – Em março deste ano, a empresa assinou três acordos de cooperação e um contrato. O ACT com a Moveinfra e com o Sistema Transporte realizará o mapeamento georreferenciado dos empreendimentos de infraestrutura e assim identificar as demandas de capacitação de mão de obra para a execução das obras.

Outros dois acordos foram assinados. Com o porto de Santos, o objetivo é que a Infra S.A. possa desenvolver os estudos de viabilidade para modernização do maior porto da América Latina. Já com os Países Baixos, a parceria entre o sistema portuário brasileiro e neerlandês tem foco em projetos de energia renovável relacionados a portos, energia eólica. O documento foi assinado por diversas instituições ligadas ao Ministério dos Transportes e ao Ministério de Portos e Aeroportos.

O contrato com o porto de Suape, localizado em Pernambuco, envolve um pacote de 23 produtos de consultoria, que contemplam ainda estudos de viabilidade e estudos de vantajosidade a serem desenvolvidos ao longo de 4 anos.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social