5 de março de 2024

Infra S.A. firma série de parcerias estratégicas durante feira do setor de transportes

Empresa assinou três acordos de cooperação e um contrato no dia de abertura da 28ª Intermodal, em São Paulo

Inteligência para o setor de transportes, portos mais sustentáveis e atração de investimentos no setor portuário. Esses são os principais objetivos das parcerias firmadas pela Infra S.A. durante a abertura da Intermodal South America, realizada nesta terça-feira (5), em São Paulo.

Logo no início da feira, a Infra S.A. assinou um acordo de cooperação técnica para o compartilhamento de dados para capacitação profissional e realização de ações conjuntas entre os setores público e privado. A ação entre a Infra S.A., a MoveInfra – formada por seis grandes grupos de infraestrutura do país – e o Sistema Transporte – Confederação Nacional do Transporte (CNT), Serviço Social do Transporte (SEST), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e Instituto de Transporte e Logística (ITL).

A Infra S.A., por meio do Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL) – plataforma que reúne dados e produz informações sobre o setor de transportes –, realizará o mapeamento georreferenciado dos empreendimentos de infraestrutura. A estatal ainda irá mapear todas as atividades de educação fornecidas pelo Sistema Transporte.

Dessa forma, será possível acompanhar as necessidades de mão de obra em cada região e fazer o cruzamento com as informações sobre os cursos profissionalizantes oferecidos pelas entidades.

Investimentos para o Brasil

O diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, destacou a participação da empresa durante o primeiro dia da feira. Segundo o diretor, os acordos firmados resultaram em diversos projetos que serão executados ao longo dos próximos anos e

“Essas ações permitem que país receba mais investimento em infraestrutura. São projetos sustentáveis ambientalmente e economicamente e que trarão benefícios para a sociedade brasileira”, afirmou.

Portos

Durante a feira, a Infra S.A. assinou um contrato com o Porto de Suape, localizado em Pernambuco, para desenvolver projetos para o arrendamento de terminais no complexo durante os próximos quatro anos. Serão realizados nove estudos que resultaram em novos investimentos no complexo portuário.

No mesmo sentido, também foi assinado uma parceria com o Porto de Santos para que a empresa possa desenvolver os estudos de viabilidade para modernização do maior porto da América Latina. Vinculada ao Ministério dos Transportes, a Infra S.A. também atua em parceria com o Ministério dos Portos e Aeroportos na estruturação de projetos para o arrendamento de terminais portuários. A empresa realizou estudos que já viabilizaram mais de 40 leilões de terminais portuários.

Sustentabilidade

A abertura da Intermodal também contou com a assinatura de um acordo entre Brasil e Países Baixos. A parceria entre o sistema portuário brasileiro e neerlandês tem foco em projetos de energia renovável relacionados a portos, energia eólica. Além da Infra S.A., o documento foi assinado por diversas instituições ligadas ao Ministério dos Transportes e ao Ministério de Portos e Aeroportos.

 

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social