28 de fevereiro de 2023

Investimento cruzado para construção da FICO recebe prêmio de concessões

Premiação P3C foi realizada na sede da B3, em São Paulo. Infra S.A. e ANTT venceram categoria de “Melhor Gestão Pública”

Nessa segunda-feira (27), o projeto da Infra S.A. que viabilizou a construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO), entre Mara Rosa/GO e Água Boa/MT, venceu o prêmio P3C – PPPs e Concessões: Investimentos em Infraestrutura na categoria “Melhor Gestão Pública”. A empresa realizou os estudos que viabilizaram que parte do valor da outorga para renovação antecipada da concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) para a Vale fosse destinado às obras da FICO. Conhecido como investimento cruzado, o mecanismo permite a construção do trecho da ferrovia entre as cidades de Mara/GO e Água Boa/MT. O acordo foi firmado entre a Infra S.A., a Vale e a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), que também recebeu o prêmio.

A Infra S.A. ainda recebeu a menção honrosa na categoria “Melhor estruturação de projetos” pelo projeto para a concessão da BR-116/101/SP/RJ. O sistema rodoviário envolve as rodovias Presidente Dutra e Rio-Santos e é o trecho mais importante e movimentado do Brasil.

O diretor de empreendimentos da estatal, Alex Trevizan, celebrou a entrega do prêmio e destacou que a solução do investimento cruzado é uma medida inteligente, principalmente em um cenário de restrição orçamentária.

P3C – Organizado pela Necta e com apoio da B3 e da Portugal Ribeiro Advogados, o prêmio é especializado no mercado de parcerias público-privadas (PPPs) e concessões com foco nos investimentos em infraestrutura no Brasil, envolvendo empresas, entidades e governos, com a missão de envolver essa cadeia para debater sobre a colaboração entre os diferentes atores e com a finalidade de encontrar alternativas para tornar o ambiente de negócios mais previsível e seguro para os investidores no Brasil.

A segunda edição do Prêmio P3C premiou as melhores ações na gestão de contratos de concessão e PPP (parcerias público-privadas), considerando dois grupos de premiação: um voltado às entidades e outro aos profissionais.

Assessoria de Comunicação Social

imprensa@infrasa.gov.br

+55 (61) 3426-3743

instagram.com/infra.oficial/

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social