O diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, foi empossado no cargo na manhã desta quarta-feira (1º). Bastos foi eleito pelo Conselho de Administração (CONSAD) da empresa no último dia 23 e assume o cargo com objetivo de contribuir para transformar a infraestrutura do Brasil. O ministro dos Transportes, Renan Filho, e a presidente do CONSAD, Helena Venceslau estiveram na cerimônia, que também contou com a presença do vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rego, do ministro Benjamin Zymler, também do TCU, além de outras autoridades e representantes do setor de transportes.
Em seu pronunciamento durante o evento, o diretor destacou que melhorar a qualidade das rodovias, ampliar a malha ferroviária e tornar portos e aeroportos mais eficientes é primordial. Bastos ainda reforçou o papel da Infra S.A. para a redução das desigualdades. Segundo o diretor, a infraestrutura é uma peça-chave para o crescimento do país.
“Esses investimentos vão trazer desenvolvimento econômico, gerar empregos, desenvolver a indústria e a agricultura e também alcançar o desenvolvimento social que todos nós merecemos, com o fim da miséria e da fome”.
O ministro Renan Filho ressaltou que Jorge Bastos vai contribuir para a reconstrução do Brasil.
“Esta é uma missão dada, por meu intermédio pelo presidente Lula, para reconstruirmos o país. O Brasil tem reencontrado o rumo para gerar emprego e desenvolvimento”.
Planejamento – Com sua primeira versão publicada durante o mandato de Jorge Bastos como diretor-presidente da EPL, o Plano Nacional de Logística seguirá como principal instrumento de planejamento da infraestrutura do país.
“O PNL é fundamental para que tenhamos credibilidade e assertividade no trabalho que vamos fazer daqui pra frente”, afirmou Bastos.
Currículo – Jorge Bastos é administrador de empresas e pós-graduado em Gestão de Projetos pelo Ibmec e em Gestão de Negócios pela FGV. O novo diretor-presidente da Infra S.A. também cursou Planejamento, Gestão e Controle dos Transportes Terrestres pelo Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes da Universidade de Brasília.
Bastos possui ampla experiência no setor de transportes, tendo atuado como diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) entre 2015 e 2018, ano em que foi eleito diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística – EPL, função que exerceu até 2019.
Sob sua gestão, a EPL atingiu marcos importantes, como a publicação do Plano Nacional de Logística 2025, a realização dos estudos de demanda para a Ferrovia Norte-Sul e sucesso em leilões como o da concessão da Rodovia de Integração do Sul e de 15 arrendamentos de terminais portuários.