19 de maio de 2023

Método de elaboração do Pelt-RO é destaque em segundo dia de consulta pública, em Porto Velho

Estudo realizado pela Infra S.A. leva em conta o PNL

Aconteceu nesta quinta-feira (18), o segundo dia da consulta pública do Plano Estadual de Logística e Transporte de Rondônia, em Porto Velho. O estudo, elaborado pela Infra S.A., foi apresentado a empresários e para a indústria local.

O superintendente de Planejamento e Estudos de Transportes, Leandro Rodrigues, explicou a metodologia usada no Pelt-RO e o diferencial da construção deste plano. “O método na elaboração foi o mesmo utilizado no Plano Nacional de Logística (PNL). Dessa forma, os investimentos propostos já consideram com assertividade os empreendimentos que podem ser contemplados pelo Governo Federal. Além disso, o plano traz outras possibilidades de investimentos estaduais, municipais e da iniciativa privada.”, afirmou.

O vice-governador, Sérgio Gonçalves, frisou que o Plano vai ajudar na tomada de decisões mais assertivas para o desenvolvimento de Rondônia, que é o primeiro estado da região Norte a ter um plano logístico estruturado. “É um plano de Estado, transpõe o plano de governo. O Pelt apresenta os empreendimentos estratégicos para Rondônia e aponta a viabilidade econômica para possíveis concessões e parcerias públicas privadas. O plano é baseado em estudos de mercado, em dados de comércio. O que Rondônia compra e vende para os demais estados e em quais modos de transporte. Mostra como melhorar a inteligência na tomada de decisão, nas prioridades de alocação de recursos no transporte de pessoas e de carga. Toda estratégia de desenvolvimento é pensada na população”.

Também fizeram parte da equipe técnica da Infra S.A. o coordenador de Estudos Logísticos e de Transportes, Igor Mota, o assessor técnico da Diplan, Bruno Nóbrega, e a assessora da Direm, Priscila Blank.

Primeiro dia

Na abertura da consulta pública, no dia 17, o diretor-presidente, Jorge Bastos, destacou que o Brasil precisa voltar a investir em infraestrutura, permitindo que alimentos, medicamentos e bens de consumo cheguem à casa dos brasileiros com um preço justo e atendendo às necessidades de todos.

 

Serviço

O plano está disponível e segue em consulta pública até o dia 30/6. Essa é uma oportunidade para o envolvimento da sociedade na definição das estratégias e ações para aprimorar a infraestrutura logística de Rondônia. Para maiores informações: https://www.infrasa.gov.br/plano-estadual-de-logistica-de-transportes-de-rondonia

 

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social