16 de dezembro de 2021

Negócios Valec: estatal ferroviária consolida seu Portfólio perante o mercado logístico

No encerramento do ano, Valec e MInfra cumprem intensa agenda na Bahia

Entre os dias 15 e 17/12, representantes da Valec e do Ministério da Infraestrutura participam de visitas técnicas, rodadas de negócios e acompanham, no Porto de Salvador, a chegada do último carregamento dos trilhos vindos da China, frutos do investimento cruzado celebrado com a Vale – saiba mais Trilhos para a FIOL chegam ao Porto de Salvador.

Na quarta-feira (15), o diretor de Negócios da Valec, Alex Trevizan, e o secretário Nacional de Transportes Terrestres do MInfra (SNTT), Marcello Costa, que é também presidente do Conselho de Administração (Consad) da estatal, participaram da reunião plenária do Conselho Técnico e Empresarial do PAINEL – Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística, do Instituto Besc de Humanidades e Economia. Foi essa instituição que concedeu à Valec o Prêmio PAINEL pelas obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL I) – saiba mais Empreendimento da Valec é premiado com o Troféu Painel 2021.

Nesta quinta-feira (16), a comitiva formada por representantes da Valec e do MInfra está no Porto de Salvador, onde acompanha o descarregamento dos trilhos vindos da China para a construção da FIOL II, segunda etapa da ferrovia. Com a chegada dos trilhos, as obras ganham ritmo mais acelerado e a expectativa é de que o trecho 7, que tem 157 km de extensão e vai de Barreiras/BA a Santa Maria da Vitória/BA, esteja pronto até o final de 2022. Mais cedo, o grupo realizou visita técnica à Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) e ao Terminal de Contêineres do Porto de Salvador, uma das unidades de negócios da Wilson Sons, maior operadora integrada de logística portuária e marítima do Brasil.

Para encerrar a agenda, na sexta-feira (17), Alex Trevizan e Marcello Costa estarão entre os palestrantes da 37ª ASPEN (Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional), realizada pelo Instituto BESC, cujo tema será Crescimento Logístico na Bahia, Terra de Todos os Santos. O evento acontecerá na Companhia de Docas da Bahia e contará com a participação de importantes atores logísticos dos setores público e privado. “A área de Negócios da Valec é relativamente recente, mas já podemos dizer que nosso Portfólio está consolidado perante o mercado da infraestrutura nacional”, ressaltou Trevizan.

Sobre as perspectivas para 2022, o secretário e presidente do Consad afirmou que a diretriz de negócios para a Valec está dada: prestar serviços de consultoria no âmbito das Autorizações Ferroviárias – saiba mais Valec auxilia MInfra e ANTT no processo de autorizações ferroviárias. “Entendemos que, como ente público detentor de grande conhecimento em todas as etapas necessárias à construção de uma linha férrea, a Valec pode contribuir muito, com maior foco nas fases de Desapropriação e Licenciamento Ambiental”, destacou Costa.

 

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social