A nova LI é resultado de um esforço conjunto da VALEC e da Vale para atender a condicionantes do IBAMA que tornarão a ferrovia mais sustentável
Nesta sexta-feira (18), será publicada, no Diário Oficial da União, a nova Licença de Instalação da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO). Esta LI é resultado de um trabalho conjunto realizado pela VALEC e a Vale para atender a condicionantes indicadas pelo órgão licenciador, o IBAMA.
Para atender à condicionante, os projetos foram alterados para reduzir a quantidade de aterros com tamanho superior a 20 metros de altura. De acordo com Alex Rampazzo, superintendente de Gestão Ambiental e Territorial Integrada da VALEC, “esses aterros, que estavam previstos nos 30 km iniciais da FICO, poderiam funcionar como verdadeiros muros que impediriam a passagem de animais de um lado ao outro da linha férrea. Com as alterações que fizemos, hoje a FICO não possui mais aterros maiores que 20m”.
Investimento cruzado – Em dezembro de 2020, VALEC, ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e a Vale assinaram contrato para que esta última execute as obras da FICO, fruto da primeira iniciativa de investimento cruzado do Governo Federal, a partir da prorrogação antecipada do contrato da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM).
De acordo com o contrato, a VALEC atuará nas seguintes vertentes: projetos; meio-ambiente e desapropriações; e acompanhamento de obras. A estatal já encaminhou os primeiros laudos de desapropriação para pagamento de indenizações aos lindeiros por parte da Vale. A expectativa é que a obras tenham início nos próximos meses.