Em reunião realizada na sede do Banco de Brasília (BRB), Valec, Ministério da Infraestrutura e BRB discutiram a implementação nacional do projeto piloto do DT-e, que deve acontecer no próximo semestre
A convite da presidência do Banco de Brasília (BRB), diretoria executiva da VALEC e o Ministério da Infraestrutura reuniram-se com a alta cúpula da instituição financeira em sua sede. O encontro alinhou as atividades que já estão em andamento e que são necessárias para o lançamento do DT-e (Documento Eletrônico de Transporte), plataforma que facilitará a vida de caminhoneiros em todo o país.
O sistema que vem sendo operacionalizado pela Valec vai unificar, em apenas um documento digital, todas as informações de identificação do caminhoneiro para fiscalização. O diretor presidente da estatal, André Kuhn, acredita que o DT-e não seria viabilizado em tão curto tempo sem a parceria entre a VALEC e BRB. “As instituições conseguiram suprir as expectativas de que o lançamento acontecesse no início do segundo semestre de 2021”, ponderou.
Criado pela VALEC a pedido do MInfra, o DT-e conterá dados logísticos, comerciais, financeiros, sanitários e demais obrigações acessórias relativas a operações de transporte nas esferas federal, estadual e municipal, representando cerca de 40 documentos físicos que são exigidos atualmente para o transporte de carga.
Segundo Marcelo Sampaio, secretário executivo do MInfra, “o documento complementa a infraestrutura logística ao contemplar o aspecto operacional do setor, na medida em que possibilitará ganhos de eficiência no uso de recursos logísticos e fiscais, entre outros”.
O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, agradeceu ao Ministério da Infraestrutura, representado pelo secretário executivo Marcelo Sampaio, pela oportunidade de fazer parte do que considera “um momento transformador para o desenvolvimento do país“.