No mês dedicado às ferrovias, evento marca o início das obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO)
Neste Setembro Ferroviário, a Valec participará de mais um marco na revolução ferroviária empreendida pelo Governo Federal. Na próxima sexta-feira (17), acontece o evento de Início das Obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), em Mara Rosa/GO, onde, futuramente, será a conexão entre a FICO e a Ferrovia Norte-Sul (FNS). Deverão estar presentes na solenidade o presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, integrantes da Diretoria Executiva da Valec, diretores da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e outras autoridades.
A formalização das obras desse importante corredor ferroviário teve início em dezembro de 2020, quando a Valec, a ANTT e a empresa Vale assinaram o contrato para que esta última execute as obras. A iniciativa partiu do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, que propôs antecipar outorgas da Vale e, assim, converter recursos em torno de R$ 2,7 bilhões nas obras da FICO, além de R$ 400 milhões para a compra dos trilhos e dormentes destinados à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), cuja obra é executada pela Valec, na Bahia. Para André Kuhn, diretor-presidente da estatal, o investimento cruzado é uma modalidade inteligente que veio para ficar. “A obra será executada com dinheiro de outra concessão, o que torna o empreendimento atrativo e pode gerar novos valores de outorga para outros investimentos cruzados. Assim, a máquina não para”, afirmou.
A FICO trará benefícios para o agronegócio da região Centro-Oeste, onde há uma demanda reprimida por transporte ferroviário de cargas. A alta produção agrícola do Mato Grosso terá vasão e o alto custo do frete será remediado, tendo em vista que a linha férrea abrirá várias opções para o escoamento da safra. O trecho em questão tem 383 km de extensão e vai de Mara Rosa/GO a Água Boa/ MT, interligando o Vale do Araguaia com a Ferrovia Norte-Sul. Essa interligação favorecerá o escoamento da safra aos portos de Santos/SP, Itaqui /MA e, no futuro, Ilhéus/BA. Outro aspecto importante da obra é a geração de empregos. A expectativa é que, com a construção da FICO, sejam criados 4600 postos de trabalho.
O papel da Valec na FICO – A Valec é a empresa pública que detém a concessão da futura ferrovia. Coube à estatal elaborar os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA); o projeto básico, que indica o traçado que a linha férrea deverá percorrer; e obter a licença de instalação junto ao IBAMA, que permitiu a execução da obra.
De acordo com Washington Lüke, diretor de Empreendimentos da Valec, “toda a parte técnica, de qualidade da execução das obras, estará a cargo da Valec. Nossa área ambiental e de gestão territorial vem conduzindo as desapropriações e obteve, a partir de um esforço conjunto com a Vale, nova Licença de Instalação da FICO, que tornará a ferrovia ainda mais sustentável”.
Setembro Ferroviário – O mês dedicado ao modal ferroviário pelo Governo Federal, MInfra e seus órgãos vinculados começou com o evento de lançamento do programa Pro Trilhos, que aconteceu no dia 02, no Palácio do Planalto (saiba mais: Governo Federal lança programa Pro Trilhos), seguido pela cerimônia de subconcessão do trecho I da FIOL, ocorrida no dia 03, na Bahia, que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (saiba mais: “Hoje, temos a confiança da iniciativa privada e podemos esperar o progresso do nosso país”, disse Bolsonaro na FIOL). “O início das obras da FICO, neste dia 17, vem coroar o Setembro Ferroviário e é uma excelente notícia para a infraestrutura nacional”, completou Kuhn.
Além disso, seguem em ritmo acelerado as obras do trecho II da FIOL, que vai de Caetité até Barreiras/BA. As obras são executadas pela Valec e, no lote 6, contam com a participação efetiva do Batalhão Ferroviário do Exército, fruto de parceria firmada entre a estatal e a corporação no ano passado. Hoje, a obra conta com 1530 trabalhadores diretos.
Serviço
Evento: Início das Obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO)
Local: Mara Rosa/GO
Horário: 15h