20 de fevereiro de 2024

Panorama Transportes: ano de 2023 fecha com crescimento no transporte de cargas

A nova edição do Panorama Transportes do Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL) da Infra S.A. mostra que o Brasil fechou o ano de 2023 com um crescimento na movimentação de cargas em relação ao ano de 2022.

Com o recorde 1,3 bilhão de toneladas movimentadas no ano, o setor aquaviário registrou um crescimento de 6,9% em relação a 2022. Segundo a publicação, a movimentação dos portos do Arco Norte, voltados para o agronegócio principalmente de soja e milho, superou a do restante do Brasil: foram 100,8 milhões de toneladas movimentadas contra 100,2 milhões dos portos do Arco Sul.

No setor ferroviário, o aumento de 6% em relação a 2022 representa um total de 530,6 milhões de toneladas úteis movimentadas.

Rodovias em destaque

Com mais de 100 milhões de toneladas transportadas, transporte rodoviário de soja, milho e farelo, com foco no comércio exterior teve alta de 35,7% em relação ao ano de 2022. De acordo com o Panorama, o aumento tem reflexo principalmente pela abertura de novos mercados, principalmente na China, e pelos aumentos da produção.

Voos

A movimentação nos aeroportos ultrapassou os 100 milhões de passageiros pela primeira vez desde 2019, ou seja, o período pré pandemia. Em relação ao ano de 2022, o resultado representa um aumento de 15,33% na movimentação total, chegando a 112 milhões de passageiros. O crescimento do mercado doméstico foi de 11,2%, enquanto o mercado internacional aumentou em mais de 37%.

Essas e mais informações estão disponíveis no Panorama de Transportes elaborado pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL) que detalha mensalmente os dados do setor de transportes e está disponível em https://ontl.infrasa.gov.br/paineis-analiticos/painel-panorama-transportes/

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social