7 de agosto de 2021

Porto de Itaqui: sinergia entre os diferentes modais potencializa logística brasileira

Grande parte dos grãos que escoam pela Ferrovia Norte e Sul chegam até o Porto de Itaqui, para seguir à China e países da Europa

Em busca de novas estratégias para potencializar o transporte intermodal entre ferrovia e portos, representantes da diretoria da Valec realizaram uma visita técnica ao Porto do Itaqui, localizado na capital São Luís. O encontro aconteceu em dois dias: na quarta (4/8) e quinta-feira (5/8). Esse é um dos maiores complexos portuários do Brasil e teve uma movimentação de 15 milhões de toneladas de carga, em 2020. Os principais insumos transportados são vegetais, minerais e líquidos.

A reunião foi fundamental para que as empresas pudessem intensificar o diálogo a respeito das estratégias futuras para uma eficiente logística entre os modais. Uma das maneiras é estudar o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto do Itaqui para equalizar com os projetos da Valec.

“A visita ao Porto do Itaqui, é de suma importância para a Valec, na medida que contribui para o fomento da movimentação de carga na ferrovia. Agradeço ao presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago, e toda sua equipe pela excelente recepção que nos concedeu”, afirmou o superintendente de Inteligência e Prospecção Danilo Miranda. A comitiva contou também com a presença do gerente da Assessoria de Comunicação Whalles Zarur, da estatal.

Visita à Valec

Nesta sexta-feira (6/8), o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago, visitou a sede da Valec, em Brasília. Ele destacou a importância da sinergia entre as ferrovias e o porto. “Mais de 90% das cargas exportadas pelo Porto do Itaqui chegam às nossas instalações por ferrovias. Estamos conversando sobre a ampliação dessa capacidade e sobre a possibilidade de fazermos parcerias em áreas de transbordo ao longo da Ferrovia Norte e Sul”, disse o presidente.

Porto de Itaqui

O Porto do Itaqui é um porto brasileiro localizado na cidade de São Luís. Ele tem uma das maiores amplitudes de maré do Brasil, podendo ultrapassar sete metros. O canal de acesso possui profundidade natural mínima de 23 metros, largura aproximada de 500 metros e comprimento de 101 km.

A sinergia entre a Ferrovia Norte e Sul e o Porto de Itaqui potencializa a logística brasileira. É por meio dessa ligação que grande parte dos grãos produzidos no Brasil é possível escoar para a China e países da Europa. A região de influência do Porto abrange a área formada por Maranhão, Tocantins, Piauí, Pará e Goiás.

Assista ao vídeo da visita institucional. 

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Assessoria de Comunicação Social
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