A plataforma INDE tem a função de catalogar, armazenar e disponibilizar dados geoespaciais existentes nas instituições do governo brasileiro
Em atendimento ao Decreto 6.666/08, que determina a obrigatoriedade do compartilhamento de dados geoespaciais por todas as instituições governamentais, a Valec aderiu, no final de 2021, à Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE).
Por meio dessa iniciativa, a Valec permite que a população acesse informações acerca do estágio de implantação dos seus empreendimentos, cumprindo, assim, com o seu papel com a sociedade de dar transparência a todos os seus atos.
Além disso, a adesão também contribui para o fortalecimento de uma política de organização e padronização de dados. “A estruturação dessas informações é imprescindível para que o material produzido seja disponibilizado para a sociedade,” afirmou o engenheiro ambiental da Valec Rodrigo Vasconcelos, integrante da equipe responsável pela implantação.
A Valec realizou as primeiras publicações referentes aos dados vetoriais dos eixos ferroviários. Todas as informações podem ser acessadas no site do INDE.
“Vamos aproveitar essa oportunidade para aperfeiçoar esse processo de compartilhamento de dados geoespaciais. Assim, a população terá uma melhor compreensão da realidade territorial e poderá acompanhar o desenvolvimento das nossas ferrovias,” concluiu Vasconcelos.