Simuladores

No âmbito do planejamento de longo prazo, a Infra S.A. desenvolveu metodologias e ferramentas que permitem o cálculo dos custos de transporte para os modos rodoviário e aquaviário – hidrovias e cabotagem – de acordo com grupos de mercadorias (granéis sólidos agrícolas, granéis sólidos não agrícolas, granéis líquidos, cargas gerais e cargas gerais em contêiner), além dos custos das operações de transbordo de cargas entre esses modos. Além disso, foram estruturados cálculos com os valores médios das tarifas de transporte ferroviário e tarifas acessórias.  Como forma de garantir a transparência e as melhores práticas de Governança Pública, a Infra S.A. disponibiliza um Manual contendo a descrição da Metodologia com toda a estrutura dos cálculos dos custos de transporte.

De forma geral, para o cálculo dos custos, são considerados três aspectos principais: os Custos Fixos, os Custos Variáveis, e a Remuneração do Capital. Os custos fixos incorporam as despesas que não variam conforme a produção mensal, como salários, depreciação dos equipamentos e instalações, seguros etc. O custo variável é composto pelas despesas que se modificam conforme a utilização dos equipamentos ou conforme o nível de produção atingido. Dentre eles os gastos com energia, combustíveis, lubrificantes etc. Por fim, a remuneração do capital é o retorno que o empresário espera pelo investimento realizado. Essas informações são atreladas a premissas de desempenho (capacidade de carga do caminhão, da barcaça, do trem, além de carga de retorno etc.).

Informações sobre a Metodologia de Custos de Transporte está disponível em: https://portal.epl.gov.br/manual-metodologia-de-custos-de-transporte

Simulador de Custo de Transportes

O Simulador de Custo de Transportes possibilita o cálculo dos custos de transporte para os diferentes modos (rodoviário, ferroviário e aquaviário – hidrovias e cabotagem) e grupos de mercadorias (granéis sólidos agrícolas, granéis sólidos não agrícolas, granéis líquidos, cargas gerais e cargas gerais em contêiner).
Saiba mais

Simulador de Custo de Transbordo

O Simulador de Custo de Transbordo possibilita o cálculo dos custos das operações de transbordo no transporte.
Saiba mais

Simulador de GEE​

O Simulador de Gases de Efeito Estufa (GEE) é uma ferramenta que permite calcular o volume de CO2 fóssil em toneladas. Com esses valores o simulador já indica o total de CO2 equivalente, que considera outros gases de efeito estufa, e o total de emissões em g/de CO2/TKU.
Saiba mais

Calculadora de Empregos​

A Calculadora de Empregos é uma ferramenta para estimativa de empregos que pode ser gerada a partir da projeção de empreendimentos de infraestrutura.
Saiba mais