11 de março de 2022

Sinergia: Encontro entre Valec e Vale promove parcerias em prol da logística nacional

Mineradora vai construir ferrovias pelo país e quer auxílio da estatal no processo de autorizações ferroviárias.

Valec e Vale se reuniram em Brasília na última quarta-feira (09) para mais uma agenda estratégica. O objetivo, desta vez, foi estreitar laços entre as instituições. A estatal ferroviária apresentou o portfólio de produtos e serviços que tem ofertado ao mercado de autorizatárias. Participaram da reunião o corpo diretor de negócios da Valec e representantes de projetos da Vale.
A mineradora pretende executar diversos projetos ferroviários pelo país no contexto do programa Pro Trilhos, que autoriza entes privados a construírem linhas férreas. Para viabilizar seus projetos, as autorizatárias necessitarão de desapropriação, licenciamentos ambientais e elaboração de projetos, serviços que a Valec coloca na prateleira com a confiabilidade de meio século de experiência no mercado.
O diálogo com players da infraestrutura é fundamental para o novo momento da estatal ferroviária. “Estamos conversando com diversos atores do setor ferroviário no intuito de divulgar, prioritariamente, a oferta de serviços nas áreas de meio ambiente e desapropriação,” destacou Alex Trevizan, diretor de Negócios da Valec.
A Vale tem demonstrado interesse em potencializar a logística nacional. No final de 2020, a mineradora formalizou, juntamente com a Valec e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), a primeira iniciativa federal de investimento cruzado. Caberá à mineradora construir os 383 km da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) que conectarão Mara Rosa/GO a Água Boa/MT. Além disso, é uma das empresas que solicitaram ao Ministério da Infraestrutura autorização para construir ferrovias particulares no âmbito do programa Pro Trilhos, o que vai gerar empregos e mais quilômetros de linhas férreas.
Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social