O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou os estudos de viabilidade da Infra S.A. para a concessão dos lotes 1 e 2 das Rodovias Integradas do Paraná.
Juntos, os projetos preveem investimentos de R$ 18,6 bilhões em obras e melhorias nas rodovias, além de R$ 8,3 bilhões em custos e despesas operacionais ao longo do período de 30 anos previsto nos contratos.
Agora, o próximo passo para que o projeto saia do papel é a publicação do edital com as regras e a data para o leilão. A estimativa do Ministério da Infraestrutura é de que documento sejá publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em novembro.
O trabalho desenvolvido pela Infra S.A. foi pensado para que seja possível realizar obras importantes nas rodovias, que foram dividas em seis lotes que serão leiloados à iniciativa privada de forma individual.
As rodovias concedidas contarão com a adoção de um sistema de segurança viária, o “iRAP”. A tecnologia é aplicada em diversos países para diagnosticar o nível de riscos existentes nas vias. Nos estudos para a concessão das rodovias do Paraná, a Infra S.A. utilizou o método para definir as obras prioritárias e que tornarão as vias mais seguras para os usuários.
Além do iRAP, a proposta aprovada pela ANTT conta com a previsão de um sistema de iluminação em LED em todas as rodovias e câmeras inteligentes para o monitoramento de tráfego.
Saiba mais sobre os lotes que tiveram os estudos aprovados:
Lote 1
Com extensão de 473 km, inclui trechos das rodovias federais BR-277/373/376/476/PR e estaduais PR-418/423/427, interligando a região oeste de Curitiba a Araucária, Lapa, Campo Largo, Irati e Prudentópolis, no entroncamento da BR-277 com a BR-373, seguindo, pela BR-373 até o entroncamento com a BR-376, próximo a Ponta Grossa.
O projeto contemplao a duplicação de 343 km de rodovia, a implantação de 218 km de faixas adicionais, 31,6 km de vias marginais e 44,5 km de acostamentos, além da correção de traçado de 5,9 km de rodovia. É prevista, também, a implantação de 97 interseções e passagens inferiores, 9 retornos, 11 passarelas, 46 obras de arte especiais, 1 área de escape, além de 27,4 km de ciclovias.
Lote 2
Com extensão de 604 km, inclui trechos das rodovias federais BR-153/277/369/PR e estaduais PR-092/151/239/407/408/411/508/804/855. A leste de Curitiba, o Lote 2 liga a capital a Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná e Matinhos, no litoral, por meio da BR-277, PR-408, PR-407 e PR-508. A oeste, trechos da PR-151 e da PR-239 ligam a cidade de Ponta Grossa à divisa dos estados do Paraná e São Paulo, passando por Jaguariaíva. Trechos da PR-092 e da BR-153 interligam Jaguariaíva à divisa dos estados de Paraná e São Paulo, passando por Santo Antônio da Platina e Jacarezinho. Finalmente, trecho da BR-369, parte do entroncamento com a BR-153 até o município de Cornélio Procópio.
O projeto contempla a duplicação de 385 km de rodovia, a implantação de 139 km de faixas adicionais, 72 km de vias marginais e 10,9 km de acostamentos, além da correção de traçado de 3,8 km. É prevista, também, a implantação de 118 interseções e passagens superiores, 13 retornos, 55 passarelas, 58 obras de arte especiais, 1 área de escape, além de 102 km de ciclovias.