Com a presença do presidente da República, do ministro da Infraestrutura e do diretor-presidente da Valec, inauguração dá início às operações do trecho São Simão/GO – Estrela d’Oeste/SP da FNS
A principal ferrovia estruturante do país, a Ferrovia Norte-Sul, teve mais uma etapa concluída: o trecho que vai de São Simão, em Goiás, a Estrela d’Oeste, em São Paulo, foi inaugurado hoje (04) em cerimônia promovida pela Rumo Logística, que contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e do diretor-presidente da Valec, André Kuhn e outras autoridades. A Valec é a empresa pública responsável por construir os 2.259 km da ferrovia, que parte de Açailândia/MA e chega ao estado de São Paulo, onde se conecta à Malha Paulista.
Além do trecho ferroviário, foi também inaugurado o terminal intermodal de São Simão/GO seis meses antes do previsto. As obras foram conduzidas pela empresa de logística Rumo, que venceu o leilão de subconcessão dos tramos central e extensão sul da FNS, em 2019. Coube à subconcessionária finalizar os 7% restantes da obra, fazendo a conexão da FNS à Malha Paulista. O primeiro trem em direção ao porto de Santos sai ainda hoje do terminal de São Simão.
A Ferrovia Norte-Sul foi projetada para se tornar a espinha dorsal do transporte ferroviário do Brasil, integrando o território nacional e contribuindo para a redução do custo logístico do transporte de carga no país. Além da conexão com a Malha Paulista e consequente acesso ao Porto de Santos, a FNS será conectada à Ferrovia de Integração Oeste-Leste, a FIOL, que a partir do Porto de Ilhéus atravessa o interior baiano e se unirá à FNS no estado de Tocantins. “Para nós, da Valec, é uma satisfação enorme ver o trem circular pela ferrovia que ajudamos a construir e vê-lo chegar ao porto. Promover a integração dos modais e fortalecer a infraestrutura nacional é a missão que nos foi dada pelo Governo Federal por meio do Ministério da Infraestrutura”, declarou André Kuhn.
Em seu discurso na cerimônia de inauguração, o presidente Jair Bolsonaro declarou: “temos um time maravilhoso de ministros, secretários e outros servidores que tudo fazem para que a iniciativa privada tenha liberdade e confiança em investir no Brasil. Tenho muito orgulho disso”. Também na cerimônia, o ministro da Infraestrutura afirmou, confiante nas soluções que o MInfra e os entes a ele vinculados, como a Valec, vêm entregando, “tem uma revolução acontecendo na infraestrutura! A gente pode traduzir isso em uma única palavra: confiança. Confiança do investidor no Brasil.”
O planejamento é que a ligação do porto de Itaqui/MA ao porto de Santos/SP esteja 100% operacional até julho de 2021. A demanda potencial da Ferrovia Norte-Sul é de movimentar 22,73 milhões de toneladas de cargas até 2055.