Remessa de trilhos é parte das Obrigações de Investimento assumidas pela Vale na renovação antecipada da Concessão da EFVM, que também incluem a construção da FICO
No último sábado (09), chegaram ao Porto de Salvador aproximadamente 20 mil toneladas de trilhos destinados à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) no trecho II, que ligará os municípios de Caetité/BA a Barreiras/BA. A Diretoria Executiva da Valec chegou hoje (14) ao porto para acompanhar a descarga final dos trilhos e as atividades técnicas de inspeção, para viabilizar a liberação do transporte ao destino final.
Os trilhos compõem as obrigações de investimento da Vale na renovação antecipada da concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), acordo firmado entre a Valec, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e a concessionária Vale, por meio do qual também está se viabilizando a construção da FICO (Ferrovia de Integração Centro-Oeste).
“O ministro Tarcísio foi muito feliz quando teve a ideia de incluir trilhos para a FIOL nas obrigações da Vale quando da antecipação da outorga da EFVM. A ferrovia já está preparada para receber esses insumos, o que vai agilizar a entrega desse importante trecho ferroviário”, afirmou o presidente da Valec, André Kuhn.
Para o diretor da Companhia de Docas da Bahia (Codeba), Carlos Autran Amaral, a economia regional se beneficia quando modais eficientes, e que se complementam, são postos à serviço da sociedade. “Pode ser o primeiro passo para a reintegrações dos portos baianos com a malha ferroviária brasileira”, afirmou Amaral em uma rede social da Codeba.
O papel técnico da Valec
Conforme disposição do acordo de obrigações de investimentos firmado, cabe à Valec acompanhar o recebimento dos trilhos de fabricação chinesa acompanhada pelo Laboratório de Metalurgia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LAMEF), entidade com conhecimento e experiência técnica, responsável pelas inspeções visuais e dimensionais neste primeiro momento e, posteriormente, por recolher amostras para a realização dos ensaios para comprovação da qualidade dos trilhos. Cumprida essa etapa, os técnicos da Valec farão a liberação de transporte para os canteiros de obra, destino final do carregamento.
Mais trilhos para a FIOL II
Nesta primeira remessa, estão chegando 20.000 toneladas de trilhos UIC 60 de fabricação chinesa pela empresa Angang Steel. A segunda remessa deve chegar em novembro e o último carregamento é esperado para dezembro deste ano. A distribuição dos trilhos deverá ser feita prioritariamente entre os lotes mais avançados da FIOL II: os lotes 5 e 7.