20 de novembro de 2020

Valec adere ao Programa A3P, do Ministério do Meio Ambiente

Com a adesão voluntária ao Programa, a estatal reafirma seu compromisso com uma agenda de sustentabilidade e preservação do meio ambiente

Na última quarta-feira (18), foi publicado no Diário Oficial da União o certificado de adesão da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. ao programa Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P. O programa é uma ação voluntária proposta pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA, voltada ao incentivo de adoção de tecnologias mais eficientes, que poupem matéria-prima e incentivem a reutilização de insumos, tudo a partir de referenciais sustentáveis e de preservação ao meio ambiente.

Inicialmente, coube à Valec formalizar um Termo de Adesão ao MMA, demonstrando seu interesse. “Essa ação voluntária da empresa de aderir à A3P fez todo sentido para nós, tendo em vista os princípios de sustentabilidade e contenção de danos ambientais que vêm norteando nosso dia a dia há bastante tempo, seja nas obras ferroviárias ou nos nossos escritórios”, declarou Alex Rampazzo, superintendente de Gestão Ambiental e Territorial (Sugat) da Valec. A partir dessa formalização, iniciou-se um processo de concessão do Certificado de Adesão ao programa, conduzido pelo MMA. Esse certificado foi disponibilizado em meio digital ao parceiro e conta com a assinatura eletrônica do representante da pasta, no caso, o Ministro de Meio Ambiente.

Conversamos com a equipe da Valec responsável pela adesão da estatal à A3P. Ana Carla Alves Silva, engenheira ambiental integrante da Sugat, e Nilza Teixeira dos Santos, administradora que compõe a Gerência de Contratos, Convênios e Ajustes trabalham nesse projeto desde novembro de 2019. Ambas integram a equipe gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS) da estatal desde 2013.

Ascom:  Qual a importância do Certificado de Adesão à A3P para a Valec?

Ana Carla: Além da preservação do meio ambiente e da promoção do desenvolvimento sustentável, a adesão à A3P confere à Valec melhor juízo de valor perante os órgãos fiscalizadores, pela premissa do compromisso com o meio ambiente, e proporciona maior visibilidade no mercado, tendo em vista a busca pela autossuficiência da empresa.

Ascom: Quais os maiores desafios encontrados no desenvolvimento de ações voltadas à sustentabilidade no âmbito da Valec?

Nilza: Tivemos desafios culturais e comportamentais no sentido de que mudança de hábito é um processo lento e gradual que necessita não só do engajamento, mas principalmente da conscientização da pessoa. Como ferramenta, a equipe do PLS realizou ações de sensibilização para demonstrar a importância que há em desenvolvermos novos hábitos e como isso reflete de forma positiva não só no ambiente social em que estamos inseridos no trabalho, como para o nosso planeta, que é a nossa grande casa. No decorrer dos anos, tivemos ações voltadas para o consumo racional de recursos como papel, copo descartável, energia, água e ações direcionadas ao descarte dos resíduos que são gerados no ambiente de trabalho.

Próximos passos

Encerrada a fase de adesão ao programa, caberá à equipe responsável elaborar e promover a implementação de um Plano de Trabalho baseado nos Eixos Temáticos propostos pela A3P. São eles: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; compras públicas sustentáveis, construções sustentáveis, sensibilização e capacitação dos servidores.

Essa conquista da Valec é fruto do trabalho conjunto da equipe do PLS e da Gerência de Sustentabilidade e Gestão Ambiental (Geamb) da estatal. “Nós acreditamos firmemente que é possível construir ferrovias e compartilhar espaços de trabalho de forma harmônica, promovendo a redução de danos ambientais, a preservação de fauna e flora e uma menor geração de resíduos”, afirmou Marcello Anastácio, gerente da Geamb.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de Comunicação Social