Com relação ao ano passado, Valec subiu nove posições entre as estatais dependentes
A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. conquistou o terceiro lugar no Ranking de Desempenho das Empresas Estatais Dependentes e nono lugar geral entre os 119 órgãos e entidades avaliados pelo Tesouro Nacional. O ranking faz parte do Relatório Foco em Custos (RFC) relativo ao ano de 2021, publicado neste mês de maio.
O RFC apresenta uma visão dos custos do Governo Federal e tem a proposta de oferecer à sociedade um instrumento de transparência acerca do uso de recursos públicos. Para isso, cabe aos gestores da administração direta e indireta, que é o caso da Valec, adotar as melhores práticas na gestão de custos.
Desde que assumiu a gestão da Valec, em maio de 2020, a atual Diretoria Executiva, em atendimento às diretrizes do Ministério da Infraestrutura, vem aprimorando os processos internos, os índices de eficiência, transparência e integridade da empresa em preparação para a fusão com a Empresa de Planejamento e Logística S.A. (EPL) e criação da futura empresa pública INFRA S.A. Nesse sentido, adotou uma série de medidas administrativas como o enxugamento expressivo dos custos de funcionamento, aprimoramento dos registros contábeis e implantação do centro de custos, ações que propiciaram que a Valec subisse nove posições no Ranking de Desempenho em apenas um ano.
“Nosso principal foco tem sido adotar modelos eficientes que percorram todas as dimensões dos custos da empresa: nossas obras, investimentos, gastos administrativos, entre outros. Ficamos muito honrados em figurar entre as primeiras estatais do ranking do Tesouro, principalmente por sabermos que o bom desempenho se reflete em entregas para a sociedade”, declarou Márcio Medeiros, diretor de Administração e Finanças da Valec.
A íntegra do Relatório Foco em Custos Anual da Secretaria do Tesouro Nacional está disponível na página da instituição.