Estatal ferroviária e instituição de pesquisa e inovação tecnológica da Bahia falaram sobre empreendimentos e necessidades do mercado
Dirigentes da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. e do Cimatec/BA reuniram-se hoje (14) na sede da instituição que reúne ações em educação superior e inovação tecnológica, ligada à Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). O encontro aconteceu em Salvador/BA, para onde a Diretoria Executiva da Valec viajou também com o objetivo de receber os trilhos destinados à FIOL, que chegaram no Porto (saiba mais).
O diretor-presidente da estatal ferroviária, André Kuhn, falou sobre o recente aquecimento do mercado ferroviário com a entrada significativa do investimento privado, inclusive para a construção de linhas férreas por autorização, as short lines (saiba mais). “O momento é propício para estabelecermos parcerias que promovam capacitação dos nossos colaboradores e prospecção de negócios futuros nesse novo mercado que se abre com o programa Pro Trilhos, do Governo Federal”, afirmou Kuhn. O presidente falou também sobre o DT-e (Documento Eletrônico de Transporte), plataforma que facilitará a vida dos caminhoneiros, para a qual a Valec dá suporte na área de Tecnologia.
Márcio Medeiros, diretor de Administração e Finanças da Valec, ressaltou as inovações que vêm sendo promovidas pela estatal a partir das diretrizes propostas pelo Ministério da Infraestrutura. “Uma grande sacada do MInfra, da qual a Valec é parte fundamental, é o investimento cruzado. Se somarmos o regime de autorização de short lines ao investimento cruzado, há uma injeção de capital privado revolucionária no sistema ferroviário. São soluções inteligentes neste momento de restrição no orçamento público”.