Na ocasião, a estatal lançou o programa Terminais Inteligentes, que visa à diminuição do custo logístico do país
Nesta sexta-feira (4), foi inaugurado o Terminal Ferroviário de Cargas da empresa de combustíveis Petronac na área de terminais da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., em Porto Nacional/TO. Participaram da solenidade de inauguração Alex Trevizan, gerente de Projetos e representante do Ministério da Infraestrutura; Joaquim Maia, prefeito de Porto Nacional; André Kuhn, Jeferson Cheriegate, Márcio Medeiros e Washington Lüke, presidente e diretores da Valec; Tom Lyra, secretário da Indústria, Comércio e Serviços representando o governo do Tocantins; e Gustavo Melo, COO (Chief Operating Officer) da Petronac.
Impossibilitado de comparecer ao evento, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, registrou em uma rede social que acompanharia a inauguração de forma remota. “Concessão da Valec, a Petronac viabiliza o transporte de combustíveis por trilhos, reduz custos e amplia a oferta no interior do país”, afirmou Feitas. No mesmo tom do ministro, o diretor-presidente da Valec, André Kuhn, enfatizou a importância da parceria firmada entre a estatal e a empresa de combustíveis, reforçando a linha de ação adotada pelo Governo Federal de que o Estado e o privado devem atuar de forma complementar. “Estou aqui juntamente com toda a atual Diretoria Executiva para reafirmar nossa missão, que é fomentar a infraestrutura ferroviária do país. Fomentando o transporte ferroviário de cargas, a gente reduz o custo do frete e, assim, o custo do produto. A sociedade espera por isso”, declarou Kuhn.
Representando o MInfra, Alex Trevizan afirmou que o estado do Tocantins tem hoje um grande pátio vocacionado para combustíveis às margens de uma ferrovia estruturante, a Ferrovia Norte-Sul. “Em breve, a FNS vai chegar ao porto de Santos pela Malha Paulista e isso vai reduzir o custo do frete e trazer ganhos ao estado e ao Brasil.”
Para o diretor de Administração e Finanças da Valec, Márcio Medeiros, ver de perto a estrutura do pátio intermodal dá a dimensão de como a atuação da empresa é fundamental para o desenvolvimento da infraestrutura e logística do Brasil. “O nosso time precisa saber da importância do seu trabalho. Estamos construindo juntos uma nova Valec, uma empresa moderna, digital, que irá trazer ganhos de maior efetividade para o país”, afirmou.
Valec lança o Programa Terminais Inteligentes
Com a missão de montar um portfólio de produtos e serviços que tornará a Valec uma empresa pública autossuficiente e independente dos recursos da União, o diretor de Negócios da estatal, Jeferson Cheriegate, aproveitou a oportunidade para lançar, em primeira mão, o programa Terminais Inteligentes. A proposta do programa é incrementar o transporte de cargas e diminuir o custo logístico do país. “Estamos adotando um novo rito de delegação de terminais de cargas, utilizando as melhores práticas já adotadas pelos demais modais”, disse Cheriegate.
Confira mais informações como valor da outorga, capacidade do Terminal de Cargas inaugurado hoje aqui.