Evento contou com a participação do ministro da Infraestrutura e de dirigentes da Valec
Na última semana (21 e 22/10), gestores da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. participaram do Paving Hybrid, evento de negócios em construção e infraestrutura organizado pelo Paving Expo, que aconteceu nos formatos presencial e online.
Na quinta-feira, o diretor de Empreendimentos da estatal, Washington Lüke, levou para o debate a temática BIM (Modelagem de Informação da Construção), tendo em vista sua experiência como relator do GT BIM Infraestrutura da ABNT/CEE-134 e como representante da ISO para assuntos do BIM no Brasil.
O Paving abriu espaço para temas como concessões de ativos de infraestrutura, evidenciando a atual sinergia entre os setores público e privado da infraestrutura nacional. Na sexta-feira, essa sinergia ficou ainda mais clara com a participação especial do ministro Tarcísio de Feitas. Em seguida, foi a vez do diretor-presidente da Valec, Andrés Kuhn, abordar “Os desafios práticos da Nova Lei de Licitações dos gestores de obras públicas”. Kuhn falou sobre as principais inovações da nova lei, como a contratação integrada, semi-integrada, credenciamento de interessados, entre outras novidades que ampliaram o escopo de atuação de empresas públicas em um mercado altamente competitivo. “Os mecanismos trazidos pela nova lei são fundamentais também para potencializar a segurança e a transparência na gestão de obras públicas”, afirmou o dirigente da Valec.
Para fechar ciclo de palestras, o gerente-geral de Comunicação Social da Valec, Whalles Zarur, palestrou sobre o atual momento da Comunicação no contexto da infraestrutura. De acordo com Zarur, a estatal está alinhada às diretrizes do MInfra e vem utilizando o mecanismo do audiovisual para alcançar seus públicos de interesse: entes governamentais, potenciais parceiros comerciais e, em especial, a sociedade. “Nós visitamos as obras das ferrovias e acompanhamos de perto o trabalho que vem sendo realizado. Com isso, nós conferimos transparência dos atos da administração pública e geramos credibilidade”, destacou.